Foi decretado pela Prefeitura de Macaé, no interior do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (27), estado de Calamidade Pública. Tudo isso devido a paralisação dos rodoviários, que teve diversas consequências. Na noite dessa última quarta-feira (26), foi informado pela administração pública da cidade que nesta quinta (27) e na sexta (28), que as escolas estarão sem aula.
Como medida emergencial, o município decretou que toda a frota que atende a rede municipal de ensino atenderá a população de forma gratuita. Assim, os coletivos identificados como Escolar, bem como as vans escolares, circularão em atendimento ao povo nesta quinta e sexta-feira.
Com esta medida, a frota do Sistema Integrado de Transporte, estabelecida em 50% por decisão judicial do Tribunal Regional do Trabalho, ganha reforço de 24 ônibus e 60 vans. As escolas municipais estarão fechadas.
Para minimizar os impactos na mobilidade urbana municipal, estão temporariamente suspensos o início das obras de reforma do Terminal Central, bem como a implantação do Cartão Macaé, ambos previstos e anunciados para próximo sábado (29).