Search

Macaé conquista destaque no ranking estadual do ICMS Ecológico

Município avança em políticas ambientais e celebra reconhecimento com dois certificados estaduais
Premiação ICMS Ecológico (1)

Macaé garantiu posições de destaque no ranking do ICMS Ecológico, recebendo os certificados de 4° lugar no Critério de Implementação e Conservação de Unidades de Conservação e 6° lugar no Índice de Qualidade do Sistema Municipal de Meio Ambiente. A premiação ocorreu na segunda-feira (16), no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro, e evidencia o compromisso da cidade com o desenvolvimento sustentável.

Reconhecimento no ICMS Ecológico

O ICMS Ecológico, criado em 2007, é um mecanismo que incentiva os municípios a investir em conservação ambiental, avaliando critérios como áreas protegidas, qualidade da água, tratamento de esgotos e destinação de resíduos sólidos.

A Secretária de Ambiente e Sustentabilidade de Macaé, Isaura Sales, destacou o progresso do município. “Os avanços refletem os esforços dos últimos quatro anos, sob uma administração comprometida com o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental, reafirmando o papel de Macaé como referência em políticas públicas ambientais no Estado. Para 2025, outras ações, como os planos de manejo, devem elevar ainda mais nossa colocação.”

Políticas Públicas e Resultados

Entre as iniciativas destacadas está a ampliação do Parque Natural Municipal Atalaia, por meio da Lei 5.090/2023, que contribuiu para o 4º lugar no Critério de Implementação de Áreas Protegidas Municipais. Outros fatores relevantes incluem:

  • Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica: Aprovado em abril de 2024, reforçando a conservação do bioma.
  • Legislação de Repasses do ICMS Ecológico: Regulamentada pela Lei 5.167/2024, garantindo recursos para ações ambientais.

Planejamento e Inovações para 2025

A Secretaria de Ambiente está focada na elaboração de Planos de Manejo para Unidades de Conservação (UCs), como o Parque do Barreto e o Arquipélago de Santana, além da contratação de estudos para áreas como a APA do Sana, o Monumento Natural Municipal do Pico do Frade (MoNa Frade) e outras.

Outro destaque é o Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA), que busca atender aos critérios do índice. A cidade é pioneira em programas de Educação Ambiental vinculados ao licenciamento ambiental, regulamentados pela Resolução COMMADS.

“Estamos trabalhando continuamente para qualificar nossas equipes e implementar projetos que consolidem Macaé como referência em sustentabilidade no Estado,” reforçou Isaura Sales.

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Mostra Ubuntu promove ocupação cultural na periferia de Cabo Frio

Claro Verão Búzios 2025 encerra com shows de Maneva, Vitor Kley e Raimundos

Prefeitura de Búzios entrega mais de 200 títulos de propriedade em processo de regularização fundiária

Trecho da principal avenida de Búzios afunda novamente

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Rolar para cima