A Prefeitura de Macaé informou oficialmente nesta quinta-feira (9) a segunda morte por coronovírus no município. Trata-se de um macaense, idoso, com mais de 60 anos. O primeiro caso de morte pela doença em Macaé foi confirmado no dia 5 de abril.
Mais informações sobre o COVID-19 em Macaé
O Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus de Macaé realizou, até as 11h desta quinta, 41 atendimentos. Foram notificados nove casos de síndrome gripal. Ninguém foi encaminhado para o Hospital Público Municipal (HPM). A cidade registra 16 casos de coronavírus confirmados e agora dois óbitos.
Entenda
Entende-se por síndrome gripal, febre, associada a sinais e sintomas como tosse, dificuldade de respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de oxigênio menor de 95%, sinais de cianose (coloração azul-arroxeada da pele), batimento das asas do nariz, tiragem intercostal e dispneia. A síndrome gripal pode ser leve, moderada ou grave.
O paciente é encaminhado ao HPM quando apresenta síndrome respiratória grave, febre alta, tosse intensa, falta de ar importante.
O Centro de Triagem funciona 24 horas no antigo Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas. O endereço é Rua Tenente Coronel Amado, 225, no Centro. Os telefones são 2796-1015 e 2796-1344.