Macaé comemora o aniversário de 209 anos com uma extensa programação nesta sexta-feira (29) e sábado (30). Entre as atrações estão shows musicais que acontecem na Expo 2022, desfile cívico, atividades culturais e atos solenes.
Confira a programação
Dia 29 – Sexta-feira
7h – Missa Solene em Ação de Graças – Igreja São João Batista
8h – Hasteamento de Bandeira.
8h30 – Revista à Tropa.
9h – Desfile Cívico Militar.
14h – Inauguração do Posto de Informações Turísticas e Reforma do Deck da Orla dos Cavaleiros.
18h – Sessão Solene.
Dia 30 – Sábado
9h – Revitalização Praça do Jardim Santo Antônio.
11h – Revitalização Praça do Botafogo.
Desfile cívico em Imbetiba
O desfile cívico será realizado na Avenida Elias Agostinho, na sexta-feira (29), a partir das 9h. Para garantir a segurança viária e dos pedestres, a Coordenadoria de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana fará alterações no tráfego de veículos no bairro de Imbetiba, a partir das 5h30, no dia do feriado municipal.
A partir deste horário serão interditadas a Avenida Elias Agostinho, junto à Avenida Agenor Caldas; todos os acessos à Avenida Elias Agostinho ao longo da orla; todos os acessos à Rua da Igualdade, entre a Avenida Elias Agostinho e a Rua Augusto de Carvalho (onde acontecerá a concentração dos participantes do desfile); Rua da Igualdade, junto à Rua Augusto de Carvalho.
Também a partir das 5h30, serão preservadas vagas de estacionamento para os ônibus escolares na Avenida Agenor Caldas, entre a Avenida Elias Agostinho e a Rua Floriano Peixoto e entre a Rua Floriano Peixoto e a Avenida dos Jesuítas. A Coordenadoria de Trânsito explica que serão distribuídos folhetos nas residências, hotéis e comércios locais informando sobre o trânsito no bairro, no dia do desfile. Agentes de trânsito e sinalização estarão em vários pontos nas ruas de Imbetiba, no dia 29, para orientar os motoristas sobre as alterações.
Expo Macaé 2022
A tradicional Expo Macaé está de volta! A programação que integra as comemorações dos 209 anos do município, em 29 de julho, está repleta de atrações com o cantor gospel Eli Soares, Ferrugem, Jorge e Mateus, Chitãozinho e Xororó e show infantil. A Expo começa no dia 27 e segue até o dia 31 de julho, com shows gratuitos e sob venda de ingressos.
Os shows gratuitos acontecem na abertura da Expo, no dia 27, com o cantor gospel Eli Soares; no dia do aniversário da cidade, 29 de julho, com o cantor Ferrugem e no encerramento das atividades, no dia 31, em que as crianças também serão presenteadas com a apresentação do show infantil Princesas e Heróis.
A realização do evento é feita pela iniciativa privada. A empresa vencedora da licitação tem os direitos sobre a venda dos ingressos que será feita para os dias: 28, com Jorge e Mateus e 30, com Chitãozinho e Xororó que realizam turnê comemorativa aos 50 anos da dupla. Informações sobre formas de compra e outras atrações inclusas no camarote podem ser encontradas no perfil do Instagram: @expomacaeoficial.
Navio-Patrulha aberto à visitação no aniversário da cidade
O Navio-Patrulha Macaé da Marinha do Brasil estará aberto à visitação, gratuitamente, entre sexta-feira (29) e domingo (31), das 9h às 17h. A embarcação ficará atracada no Terminal Portuário de Imbetiba, com o propósito de disseminar a mentalidade marítima para a população macaense.
A missão do NPa Macaé é patrulhar, para vigilância e defesa do litoral, as áreas marítimas costeiras e as plataformas de petróleo, bem como repreender atividades ilícitas (pesca ilegal, contrabando, narcotráfico, poluição do meio ambiente marinho) e realizar operações de busca e salvamento em sua área de responsabilidade, no Brasil. O Navio-Patrulha foi incorporado à Marinha do Brasil em 9 de dezembro de 2009.
A Marinha recomenda que, devido às características e limitações do local (banheiros e bebedouros) e peculiaridades do navio (existência de escadas para acesso aos compartimentos), sejam evitadas, na visitação, crianças abaixo de 5 anos e pessoas com dificuldades de locomoção. O comandante da embarcação é o capitão de Corveta Fernando Antônio Fraga Cordeiro dos Santos. A tripulação é formada por 35 militares, sendo cinco oficiais e 30 praças.
As características do navio são: comprimento: 54,2 metros; boca: 9,3 metros; calado: 2,5 metros; deslocamento: 500 toneladas, com plena carga; velocidade máxima: 25 nós; autonomia: 2500 milhas náuticas.