Pular para o conteúdo
Search

Macaé: Combate ao desemprego e desigualdade social em pauta

O pré-candidato Igor Sardinha realiza live com o prefeito de Maricá Fabiano Horta

De acordo com números oficiais citados pelo pré-candidato, Macaé possui 31,5% de sua população vivendo com até meio salário mínimo, o que torna o município um dos mais desiguais do Brasil.

Em termos de qualificação e combate às desigualdades, a cidade de Maricá sai na frente de muitas cidades do estado do Rio. Grande parte disso é devido a medidas que englobam um amplo programa de distribuição de renda, auxílio assistencial e liberação de microcrédito para pequenos comerciantes. Ações criadas e mantidas na gestão do Prefeito Fabiano Horta e junto a ele, Igor Sardinha, que até o mês passado era o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria, Petróleo e Portos de Maricá.

De acordo com números oficiais citados pelo pré-candidato, Macaé possui 31,5% de sua população vivendo com até meio salário mínimo/ reprodução

Igor foi escolhido pelo PT Macaé como nome a ser apresentado ao setor progressista da cidade de Macaé como opção para disputar a eleição para prefeito. Dentro de seu conjunto de experiências, Sardinha tem mandatos como vereador de Macaé e também alguns aos de trabalho filantrópico no município, o que permite a ele conhecer a fundo as necessidades dos moradores.

O papel dos municípios no combate a desigualdade social

Igor foi secretário de Desenvolvimento econômico do prefeito Fabiano Horta em Maricá

E para discutir essas iniciativas, ambos abordaram o tema “O papel dos municípios no combate a desigualdade social” em uma live nas redes sociais. Nessa mídia, foi discutida ações que transformaram Maricá de um município dormitório para desabrochar no que pode ser a maior experiência política e social de uma administração progressista do Brasil.

De acordo com Igor, a política tem que trazer coisas concretas. Então, é possível tomar como exemplo as iniciativas feitas em Maricá e aplica-las em outros municípios. E é esse um dos objetivos do pré-candidato para Macaé.

“Uma das coisas que faltaram a Macaé durante esse combate a pandemia foi um debate paralelo sobre a situação econômica. Um governo municipal tem responsabilidades múltiplas. No combate a COVID-19 não se pode falar apenas de saúde e maneiras de evitar o contágio, é necessário não permitir que a população perca seus empregos, fique na miséria extrema como podemos observar por aí”, comentou Igor Sardinha.

De acordo com números oficiais citados pelo pré-candidato, Macaé possui 31,5% de sua população vivendo com até meio salário mínimo. Ao mesmo tempo, a média salarial da cidade, que está entre as maiores do país, é de 6,4 salários mínimos. Ou seja, isso significa que a desigualdade social no município é alta.

“A pandemia está escancarando isso de uma forma avassaladora. Isso é devido à falta de políticas de proteção ao emprego e a renda da população. Não percebem que a falta de amparo a população e aos micro e pequenos empresários vai dificultar e muito que a economia entre em tração no futuro”, afirmou o ex-secretário de desenvolvimento.

Um dos projetos aplicado a Maricá que garantiu uma redução no número de posto de trabalho fechados durante a pandemia o Programa de Amparo ao Emprego (PAE). A iniciativa, de acordo com Sardinha, prevê o pagamento de um salário mínimo (R$ 1.045) para empresas com o efetivo de até 49 funcionários.

A inscrição ocorreu nos moldes do Programa de Amparo ao Trabalhador (PAT), que beneficiou o outro lado da moeda, os trabalhadores de Maricá com pagamento de um salário mínimo, convertido em mumbucas, uma moeda social municipal que só pode ser gasta dentro do município, o que valoriza o comércio local.

https://prensadebabel.com.br/index.php/2020/05/18/marica-de-cidade-pacata-para-o-centro-das-atencoes-no-estado-do-rio/

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.