Search
Degradê com CSS

Macaé lança 1º Circuito de Cinema Independente com 13 produções locais

De 20 de setembro a 23 de outubro, projeto leva mais de 30 sessões gratuitas a escolas, universidades e espaços públicos
Macaé realiza 1º Circuito de Cinema Independente com 13 produções locais, entre 20 de setembro e 23 de outubro / divulgação
Macaé realiza 1º Circuito de Cinema Independente com 13 produções locais, entre 20 de setembro e 23 de outubro / divulgação

De 20 de setembro a 23 de outubro, Macaé recebe o 1º Circuito Macaense de Cinema Independente, que vai exibir 13 produções entre documentários e ficções em escolas, universidades e espaços públicos. Segundo os organizadores, Alice Tavares e Marcelo Fonseca, o objetivo é colocar na tela grande histórias que nasceram da própria cidade, com destaque para narrativas sobre memória, identidade e vivências de migrantes, mulheres, população negra, periférica e LGBT.

De acordo com Alice, o circuito cumpre papel fundamental de difusão e valorização das produções locais. “Muitos dos filmes foram produzidos em comunidades periféricas e tratam de temas diretamente ligados à vida da população. Levar as exibições a esses espaços é uma forma de devolutiva e de fortalecimento do pertencimento”, afirmou.

Marcelo destacou que o evento também reúne obras realizadas com recursos da Lei Paulo Gustavo. “Reunir as produções em um único evento é uma forma de dar visibilidade, democratizar o acesso e fortalecer o cinema local em conjunto”, explicou.

A programação conta com mais de 30 sessões gratuitas em locais como Parque Aeroporto, Nupem, UFRJ, IFF e CIEP Maringá. Entre os filmes estão A Primeira Advogada do Brasil, que retrata Myrthes Gomes de Campos, pioneira da advocacia feminina; Memórias Perdidas no Canal, sobre o Canal Campos-Macaé; e Outro Lado da Ponte, que aborda as vivências de migrantes do Parque Aeroporto.

Além das exibições, o circuito prevê rodas de conversa e debates, com destaque para a participação na 10ª EXPOCIT do IFF Macaé, onde professores, estudantes e público poderão discutir as obras.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Prefeitura de Búzios contesta denúncias e diz que supressão de vegetação ocorreu dentro da lei

Prefeitura de Búzios inicia obras do novo cemitério municipal com entrega prevista em até um ano

Macaé lança 1º Circuito de Cinema Independente com 13 produções locais

Shopping Park Lagos promove baile dançante de primavera em Cabo Frio

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!