Programação visa promover reflexões de luta, experiências e resistência
No dia 25 de junho é celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha, e o município de Macaé celebra com uma programação de debates e rodas de conversa durante todo o mês. O objetivo é promover reflexão sobre lutas, experiências e resistências. Também será tratado sobre ocupação de espaços na sociedade, o combate às discriminações raciais, étnicas e temas de políticas que reafirmem a identidades dessas mulheres. A programação será presencial e virtual, a partir desta quarta-feira (21).
A programação começa nesta quarta, às 14h, com Roda de Conversa sobre Cultura do boi pintadinho; Mitos, histórias e memórias, no Centro Municipal de Atenção à Infância e à Adolescência (CEMAIA), com Tatiana Costa “Te Costa”, professora do município e historiadora. Essa atividade será voltada para o público interno.
Na segunda-feira (26), às 18h, terá uma live no Instagram, pela conta @karolinebandeirapsicoach, sobre a importância da Mulher Negra na ocupação de espaço, com Karoline Bandeira (coaching e psicóloga) e Conceição de Maria (Coordenadora de Políticas Sociais e Igualdade).
Na terça-feira (27), às 14h, haverá uma roda de conversa sobre as Experiências e Escrevivências, com a advogada e membro da Rede das Pretas, Margareth Ferreira e a vereadora Iza Vicente. A programação será no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade. É necessária inscrição prévia por formulário que será divulgado durante a semana. Serão disponibilizadas 30 vagas para não gerar aglomeração.
Na quarta-feira (28), às 9h, o VGT da Rede de Proteção e atendimento à Mulher trata reflexões sobre a realidade da mulher negra e afirmação da identidade, da história e da cultura, com as convidadas, Deise Benedito, graduada em Direito e Especialista em Relações Étnico Raciais, e, Conceição Maria, coordenadora de Políticas Sociais e Igualdade e Pós-graduada nos Estudos Culturais e Históricos da Diáspora Africana. Essa atividade é voltada para o público interno e o link do Google Meet será encaminhado aos participantes da Rede.
Na parte da tarde, às 16h, terá uma live de Literatura Infantil com Talita Costa Pereira, a aluna da escola Municipal Botafogo e ganhadora do Prêmio Nacional de Literatura de Campos de Jordão. A live será transmitida no Facebook Conceição Maria.
O evento é realizado pela Coordenadoria de Políticas Sociais e Igualdade, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, em parceria com o Centro Especializado de Atendimento à Mulher.
“Rememorar o dia 25 de julho é refletir sobre Tereza de Benguela, líder quilombola. Hoje somos todas Terezas, da resistência, da luta pelas políticas públicas e sociais que tanto sonhamos. As mulheres negras querem educação de qualidade e inserção no mercado de trabalho. Querem dividir saberes e querem respeito”, comenta Conceição de Maria, coordenadora de Políticas Sociais e Igualdade.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.