Pular para o conteúdo
Search

Macaé celebra Dia da Mulher Negra com Fórum de Igualdade Racial

Evento lança nesta segunda (25) o Plano Municipal de Igualdade Racial, o Disque Racismo e o Prêmio Drª Olga Neme
Evento terá a presença da cantora e compositora negra macaense, Amanda Amado I Foto Reprodução O Debate

Nesta segunda-feira (25), Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e também Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, será realizado, a partir das 14h, no Paço Municipal, em Macaé, o ‘IV Fórum de Igualdade Racial – Empreendedorismo: uma herança ancestral’. No evento da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, serão lançados o Plano Municipal de Igualdade Racial, o Disque Racismo e o Prêmio Drª Olga Neme.

A doutora em Política Social Rosália Lemos é um das convidadas do evento. Ela é professora Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), doutora em Política Social pela Universidade Federal Fluminense e mestre em Psicologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com a primeira dissertação sobre Feminismo Negro no Brasil.

Quem também estará presente é a cantora e compositora negra macaense, Amanda Amado, que interpretará Samba, MPB e Black Music. Entre 2003 e 2008, com a banda ART1 (Rap, Hip Hop e Black Music), ela participou de vários festivais no Brasil, Argentina, Espanha e Suécia.

Durante o fórum será lançado o Prêmio Drª Olga Neme, criado para homenagear, no Dia Nacional da Mulher Negra, empreendedoras que contribuem para o desenvolvimento econômico, social e cultural regional, mas que, por vezes, são invisibilizadas pela sociedade. A advogada Olga Sueli Neme Rios, falecida em 2013, prestou relevantes serviços à sociedade à frente da Organização Não Governamental (ONG) Milagre da Vida. Defensora dos Direitos Humanos, ela se dedicou especialmente a pessoas portadoras do vírus HIV.

Também será lançado o Plano Municipal de Igualdade Racial regulamentará as ações antirracistas do município. Esta estratégia será em diversos eixos: educação, saúde, cultura, habitação, entre outros setores da administração pública, para a erradicação do racismo institucional e estrutural. O documento tem como base o modelo estadual.

Já o Disque Racismo – (22) 99244-7709 – será um instrumento para a identificação de comportamentos racistas e discriminatórios (cor, etnia, religião, idade, deficiência ou gênero). Ele possibilitará ainda o levantamento de dados sobre discriminação em Macaé.

Sobre a data

O Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e também o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha foi sancionado pela Lei 12.987/2014. Tereza de Benguela foi uma líder do quilombo Quariterê, e viveu no século XVIII.

Depois da morte do companheiro, José Piolho, Tereza se tornou a rainha do quilombo e, através de sua liderança, os quilombolas resistiram à escravidão por duas décadas, até 1.770, quando o quilombo foi destruído pelas forças do governador da capitania do Mato Grosso, Luiz Pinto de Souza Coutinho. Parte da população, 79 negros e 30 índios, foi assassinada; e outra, aprisionada.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.