Pular para o conteúdo
Search

Macaé capacita médicos para manejo clínico da dengue e outras arboviroses

Objetivo é preparar profissionais para possível aumento de casos com a chegada do verão
Capacitação em Arboviroses para médicos, auditório da Sec. Saúde no CIAS. Macaé/RJ.

Com a aproximação do verão e o aumento das chuvas, que favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya, a Secretaria de Saúde de Macaé promove capacitações em manejo clínico das arboviroses para médicos da rede de atenção básica. A previsão do Ministério da Saúde aponta um risco de epidemia de dengue, o que reforça a importância dessas ações.

Nesta terça-feira (05), médicos participaram de uma capacitação no Centro Integrado de Administração em Saúde (CIAS), com foco no diagnóstico rápido e no tratamento precoce, reduzindo as chances de hospitalização e complicações. Segundo Liciane Furtado, coordenadora de Vigilância Epidemiológica, os treinamentos se estenderão até o final do mês, incluindo módulos para profissionais da rede privada em áreas de alta complexidade.

População deve manter vigilância para prevenção

A coordenadora ressaltou a importância do envolvimento da população na eliminação de focos de água parada, locais propícios para o mosquito se reproduzir. Ela destacou ainda a necessidade de que as pessoas procurem atendimento médico ao surgirem sintomas, principalmente aqueles com comorbidades.

Capacitação foca em protocolos e acompanhamento

Durante o treinamento, os profissionais revisaram o protocolo de classificação e manejo conforme os sinais de gravidade, além do fluxo para diagnóstico das arboviroses. Foi apresentado o Cartão de Acompanhamento do Paciente, que centraliza dados e a evolução do caso, sendo essencial que o paciente o leve em cada atendimento.

Ações contínuas de combate e prevenção

Macaé também conta com um Comitê Técnico de Combate e Cuidado à Dengue, que promove ações intersetoriais de prevenção e controle das arboviroses durante todo o ano, apoiando decisões administrativas e estratégias para conter a proliferação do Aedes aegypti.

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Light corta energia de 15 unidades da UFRJ por dívida de R$ 31,8 milhões

Gladiador 2 chega ao Cine Bardot nesta semana

Chuva intensa atinge Armação dos Búzios nesta quarta-feira (13)

Conselho Tutelar de São Pedro da Aldeia divulga novo número para atendimento 24h

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!