Requerimento do vereador Marcel Silvano, líder da oposição, convocaria procurador especial de Licitações, Contratos e Convênios da prefeitura de Macaé, Jean Vieira de Lima, para prestar esclarecimentos na Câmara de Vereadores.
Unida aos vereadores que se intitulam “independentes”, a bancada do Governo na Câmara de Vereadores de Macaé, por 10 votos a 6 blinda procurador especial de Licitações, Contratos e Convênios de Macaé, Jean Vieira de Lima, delatado no caso Odebrecth, na operação Lava Jato, rejeitando o requerimento 501/2017, de autoria de Marcel Silvano, que é líder da bancada oposicionista, votado na sessão extraordinária, realizada nesta segunda-feira (24).
A bancada, por meio da liderança do governo, o vereador Márcio Bittencourt, justificou que a convocação do procurador não faria sentido, tendo em vista que ele está sobre investigação na Justiça Federal, não havendo necessidade de “expor a vida pessoal” do convocado.
Em apoio à iniciativa do vereador Marcel, o presidente da Casa, Eduardo Cardoso, disse que a rejeição do requerimento não procedia, uma vez que na votação anterior, nesta mesma sessão, o plenário aprovou o requerimento para convocação de outro secretário para prestar esclarecimentos sobre outro assunto.
“O que não faz sentido e é um desrespeito à Câmara, o atual prefeito, Dr. Aluizio, também citado nesta mesma operação, não prestar esclarecimentos à Casa, mas recorrer à grande mídia, num horário nobre, para expor sua posição.”, expos Marcel que também criticou a postura dos vereadores que se autodenominaram “independentes”, mas que votaram a favor do governo, além de terem se eleito numa chapa de oposição nas eleições.
“Quando chegam projetos que incomodam o governo nem a postura de ser ceder ‘a parte’ nos dão. Aqui o debate precisa ser franco, aberto e respeitoso. Ninguém está condenando e não estamos pedindo a condenação. Este é um importante espaço para ele juntar à defesa. Ninguém está aqui para acusar de maneira irresponsável. A população está apreensiva, preocupada e atenta a tudo que ta acontecendo no cenário nacional”, defendeu Marcel.
A convocação, segundo o requerimento, é para esclarecimentos sobre as delações do Sr. Renato Medeiros, Diretor Regional da Odebrecht, as quais circulam na grande mídia, de repercussão nacional, e nas ações que investigam doações irregulares da empresa Odebrecht com políticos macaenses.
Os nomes dos vereadores que votaram contra a convocação
Os vereadores que votaram contra a convocação foram Marvel, Márcio Bottencourt, Val Barbeiro, Alan Mansur, José Prestes, Neto Macaé, Cesinha, Paulo Antunes, Welberth Rezende, Luciano Diniz.
Nota da redação: Dr. Aluizio é citado indiretamente. No vídeo vinculado em cadeia nacional o delator informa ter tratado com o grupo da campanha e não afirma ter estado pessoalmente com Aluízio