Após as fortes chuvas na madrugada deste domingo (27), a Prefeitura de Macaé divulgou a atuação em diversos bairros da ciade, com remoções emergenciais e varrição em localidades como Centro, Botafogo, Novo Botafogo, Cajueiros, Barra de Macaé, Fronteira, Malvinas, Aroeira, Aeroporto e outras.
Para o escoamento de águas das chuvas, ocorre monitoramento das elevatórias dos bairros Nova Esperança, Nova Holanda, Malvinas, Barreto e Barramares. São 11 equipamentos, com capacidade de bombeamento de 700 mil litros por hora nesses locais.
O governo municipal prossegue com as obras de macrodrenagem para resolver os alagamentos nos bairros Sol Y Mar, Novo Horizonte, Visconde de Araújo, Miramar, Campo do Oeste, Praia Campista, Aroeira e entorno.
O prefeito, Welberth Rezende visitou os locais e reforçou que diversas ações estão sendo realizadas na cidade para acabar com os problemas de alagamentos. A chegada de duas novas bombas, na primeira quinzena de dezembro, irá dobrar a capacidade de escoamento das águas da chuva. Segundo o prefeito, ao final desse processo, a cidade vai bombear 22 mil litros por segundo somente na região das obras de macrodrenagem: Miramar, Visconde de Araújo, Sol y Mar e entorno.
O sistema completo, segundo a Prefeitura, dará vazão às águas das chuvas recebidas da bacia desses bairros. Os trabalhos contam com serviços de instalações de galerias, redes, drenagem em canal, caixa ralo, meio-fio, sarjeta, asfalto e plantio de árvores.