Pular para o conteúdo
Search

Macaé apresenta na próxima semana projetos para implantação de duas novas usinas termelétricas

A Prefeitura de Macaé apresenta na próxima semana, os projetos para implantação de duas novas usinas termelétricas a gás. Os projetos serão apresentados durante audiência pública realizada pelo IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Sustentáveis).

O evento será realizado no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda de Macaé, Gerson Martins, que também acumula a gestão da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, afirmou que todos os indicadores, análises e perspectivas apontam que o gás natural será a fonte de uma nova fase de prosperidade para Macaé. “Acompanhamos o andamento desses projetos e acreditamos que a instalação dessas usinas termelétricas cria na cidade um potencial de produção de energia não visto em outras cidades do país”.

A Prefeitura de Macaé informou que o licenciamento das unidades Jaci e Tupã, criadas pela Global Participações em Energia (GPE), consolida o município como polo nacional de produção de energia, transformando o gás processado pelo Terminal Cabiúnas (Tecab), da Petrobras, em combustível para um novo ciclo de desenvolvimento econômico.

Dentro dos próximos cinco anos, a cidade deverá abrigar nove usinas termelétricas, todas produzindo energia por meio do gás natural processado em Cabiúnas, como acontecerá com a Usina Termelétrica Marlim Azul, cuja construção e operação foi anunciada em fevereiro deste ano e as obras já estão em andamento.

Pela avaliação do secretário Gerson Martins, outras duas unidades já estão licenciadas, com participação em leilões realizados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e que agora o momento é de acompanhar a audiência pública sobre os dois novos projetos e existe mais um em fase de estudos.

A construção da termelétrica Marlim Azul está sendo executada por meio de um consórcio que possui a Shell como uma das empresas investidoras, juntamente com as empresas Pátria Investimentos e Mitsubishi Hitachi Power System.

Na última quarta-feira, 11, um estudo realizado pela Urban System, que analisa dados socioeconômicos das principais cidades do país, ganhou repercussão após avaliar que Macaé cresceu quatro posições, ocupando a 17ª posição nacional e 3ª no Estado do Rio, atrás apenas de Niterói e do Rio de Janeiro.

 

Foto: Eduardo Damázio

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Tawa Beach Búzios apresenta programação especial para o feriadão

Argentina vota contra resolução da ONU sobre prevenção da violência contra mulheres e meninas

Descubra como o yoga fortalece a saúde do homem

STJ permite cultivo de cannabis para fins medicinais em decisão histórica

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.