Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Macaé apresenta na próxima semana projetos para implantação de duas novas usinas termelétricas

A Prefeitura de Macaé apresenta na próxima semana, os projetos para implantação de duas novas usinas termelétricas a gás. Os projetos serão apresentados durante audiência pública realizada pelo IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Sustentáveis).

O evento será realizado no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda de Macaé, Gerson Martins, que também acumula a gestão da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, afirmou que todos os indicadores, análises e perspectivas apontam que o gás natural será a fonte de uma nova fase de prosperidade para Macaé. “Acompanhamos o andamento desses projetos e acreditamos que a instalação dessas usinas termelétricas cria na cidade um potencial de produção de energia não visto em outras cidades do país”.

A Prefeitura de Macaé informou que o licenciamento das unidades Jaci e Tupã, criadas pela Global Participações em Energia (GPE), consolida o município como polo nacional de produção de energia, transformando o gás processado pelo Terminal Cabiúnas (Tecab), da Petrobras, em combustível para um novo ciclo de desenvolvimento econômico.

Dentro dos próximos cinco anos, a cidade deverá abrigar nove usinas termelétricas, todas produzindo energia por meio do gás natural processado em Cabiúnas, como acontecerá com a Usina Termelétrica Marlim Azul, cuja construção e operação foi anunciada em fevereiro deste ano e as obras já estão em andamento.

Pela avaliação do secretário Gerson Martins, outras duas unidades já estão licenciadas, com participação em leilões realizados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e que agora o momento é de acompanhar a audiência pública sobre os dois novos projetos e existe mais um em fase de estudos.

A construção da termelétrica Marlim Azul está sendo executada por meio de um consórcio que possui a Shell como uma das empresas investidoras, juntamente com as empresas Pátria Investimentos e Mitsubishi Hitachi Power System.

Na última quarta-feira, 11, um estudo realizado pela Urban System, que analisa dados socioeconômicos das principais cidades do país, ganhou repercussão após avaliar que Macaé cresceu quatro posições, ocupando a 17ª posição nacional e 3ª no Estado do Rio, atrás apenas de Niterói e do Rio de Janeiro.

 

Foto: Eduardo Damázio

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Maricá abre audição para intercâmbio no Ballet Nacional de Cuba

Governo lança nova fase do Plano Brasil Soberano com R$ 40 bilhões em crédito pelo BNDES

Projeto ‘Rio das Ostras Instrumental’ lança temporada 2025

PM apreende drogas avaliadas em R$ 58 mil em área de mata em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]