A cidade de Macaé lançou nesta quinta-feira (25) o Calendário de Eventos – Edição 2024. Com mais de 80 eventos programados ao longo do ano, a iniciativa visa consolidar o turismo de lazer na região, abrangendo diversas áreas, como social, esporte, cultura, gastronomia e arte.
O evento de lançamento contou com a presença do prefeito Welberth Rezende, disse que o projeto é um esforço conjunto entre o poder público e a iniciativa privada e destacou a importância dos eventos para impulsionar a economia local
“O calendário é um esforço conjunto do poder público e a iniciativa privada. Vivemos hoje um momento de desenvolvimento econômico pleno na cidade e isso também passa pelo turismo. Os eventos mostram claramente que também fazem a economia girar, impulsionando diversos setores, por consequência. E a população tem percebido esse movimento e os impactos positivos dessa estratégia e do investimento nesse segmento”, destacou o prefeito Welberth Rezende.
O calendário é considerado uma ferramenta para atrair turistas, planejando tanto para quem visita quanto para quem recebe esse público.
Leo Anderson, Secretário de Turismo, enfatizou que o calendário, composto por mais de 200 dias de eventos, visa qualificar o capital de circulação, reduzir a sazonalidade turística e promover a inclusão social. Ele afirmou que Macaé é um destino diferenciado, oferecendo segurança, infraestrutura e atrativos naturais.
“Em 2024 serão mais de 200 dias de evento e o calendário é uma ferramenta de atração de turistas que serve de planejamento tanto para quem vem, como para quem irá receber esse público. Desta forma, conseguimos a qualificação do capital de circulação, diminuição da sazonalidade turística e a inclusão social. Macaé é um destino diferenciado: uma cidade que oferece segurança, infraestrutura, atrativos naturais, tudo o que o turista quer”, afirmou o secretário de Turismo, Leo Anderson.
Dentre as atrações já realizadas, destacam-se o Esporte Verão e o Sesc Verão. Grandes nomes da música e do esporte, bem como competições, movimentaram a cidade no início do ano. O Festival de Samba, a programação do Carnaval e eventos futuros, como Lagoa Rock, Macaé Swin Run, Circuito da Sardinha e Paixão de Cristo, prometem manter o agito ao longo do primeiro trimestre.
A diversidade é uma marca registrada do calendário, contemplando eventos para diversos públicos e gostos. Festas regionais tradicionais, como a Festa do Aipim (Serra da Cruz) e a do Milho (Bicuda Pequena), também têm espaço garantido. Na região serrana, o Viva Serra Macaense, sucesso em 2023, terá sua segunda edição em setembro.
Festivais gastronômicos, campeonatos esportivos e programações em datas comemorativas integram o calendário, que pode ser conferido na íntegra no site oficial da prefeitura: macae.rj.gov.br.
O Ministro do Turismo, Celso Sabino, fez um depoimento por vídeo parabenizando a iniciativa da cidade, ressaltando a infraestrutura de Macaé para receber turistas nacionais e internacionais. Como também o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, que destacou a diversidade de atrativos da cidade e a importância do turismo como gerador de emprego e renda.
O lançamento do Calendário de Eventos contou com a participação de representantes do setor turístico local, incluindo empresários, guias de turismo, agências e instituições como Macaé Convention Bureau (CVB), Polo Gastronômico, Conselho de Turismo (Condetur – Costa do Sol), Firjan e Câmara de Dirigentes Lojistas de Macaé (CDL).