Pular para o conteúdo
Search

Macaé altera funcionamento do comércio e atividades públicas presenciais

Cidade de Macaé. Imagem: G1 | Reprodução

Novo texto altera horários de funcionamentos de alguns estabelecimentos comerciais e atividades laborais de servidores públicos municipais

As alterações dos horários de estabelecimentos e das atividades dos servidores públicos foram divulgadas no Diário Oficial de Macaé, neste sábado (8). O novo Decreto Municipal 111/2021 trata sobre as mudanças do antigo Decreto Municipal n°098/2021.

O Mercado Municipal de Peixes terá novo horário de funcionamento, passando oferecer os serviços das 7h às 17h. Os comércios de autopeças, motopeças e lojas de bicicletas passam a funcionar no horário entre 8h às 15h.

O Decreto Municipal determina que os servidores públicos que estejam afastados das atividades laborativas presenciais em virtude do instituído nos parágrafos 7° e 8° do artigo 18 do documento 098/2021. A categoria deve retornar às atividades presenciais após 28 dias da imunização com a segunda dose da vacina contra o Coronavírus.

Aos servidores afastados pelo instituído nos parágrafos 7° e 8° do antigo Decreto que optarem não por serem imunizados, o documento prevê o retorno às atividades presenciais no primeiro dia útil subsequente a data em que poderiam ter sido vacinados, de acordo com o calendário de vacinação da secretaria Municipal de Saúde.

Os parágrafos 7° e 8° descrevem que os servidores públicos com pelo menos uma doença considerada como risco de possíveis complicações pelo contágio da Covid-19, atestada por laudo médico de especialista, ficam afastados das atividades presenciais. As doenças listadas no decreto são: DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica); Enfisema pulmonar; Asma de Moderada a grave; Tuberculose; Diabete mellitus tipo l; Cardiopatias graves; Pessoas com Imunossupressão associada a uso de medicamentos corticoides com dose superior à 40mg/dia por mais de 15 dias; Quimioterápicos e inibidores de TNF-alfa, cujo medicamentos medicamentos/quimioterápidos/inibidores deve ser comprovado através de prescrição em receituário médico com prazo de no mínimo 90 dias a contar da data da emissão; neoplasias; HIV/Aids com CD4 igual ou menor a 350 cels/mm3.

Já os funcionários públicos com pelos menos duas patologias consideradas possíveis complicações também ficam afastados das atividades, tendo o laudo médico de especialista de cada área, são elas: Hipertensão Arterial Sistêmica; Diabetes Mellitus tipo II; Doenças hematológicas; Doenças hepáticas; Doenças renais.

É possível conferir o decreto por meio do link.

Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Débora Evelin

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.