Representantes da ACIM e de outras instituições comerciais terão novo encontro com o governo municipal para construção de novo protocolo
A Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), em parceria com as demais instituições empresariais do município, discutiram junto ao governo municipal a definição de um protocolo para reabertura de atividades comerciais a partir de um novo decreto que permita a liberação das lojas de rua, prestadores de serviços, rede hoteleira, polo da gastronomia, além de bares e restaurantes.
A flexibilização dessas atividades foi discutida pela Associação e instituições durante reunião virtual com o prefeito Welberth Rezende e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Rodrigo Vianna.
A Prefeitura de Macaé publicou o Decreto 079/2021, que prorrogou até esta sexta-feira (9) as medidas restritivas na cidade. No documento fica estabelecida a suspensão de todas as atividades laborais presenciais, assim como qualquer atividade que promova aglomeração. Também ficou proibida a permanência de pessoas nas ruas, áreas e praças públicas no horário das 23h às 5h.
De acordo com a ACIM, em resposta à sugestão, o governo propôs avaliar o pedido de acordo com dados epidemiológicos que indiquem uma nova variação da taxa de contágio da COVID-19 no município. Segundo o prefeito, números registrados pelo Centro de Triagem do Paciente do Coronavírus (CTC) já apontam uma diminuição de novas pessoas infectadas, o que abre a perspectiva de redução das medidas de restrições na cidade.
O presidente da associação, Olavo Pinheiro Júnior, ainda defendeu a criação de medidas tributárias e auxílios financeiros para ajudar o comércio a recuperar o fôlego, diante do impacto ocasionado pelo decreto em vigor.
“O comerciante já acumula o prejuízo gerado pela pandemia no ano passado. Muitos já não conseguem honrar com seus compromissos e manter o emprego dos seus funcionários. Toda ajuda do governo é válida, especialmente o esforço de reabrir os estabelecimentos dentro dos protocolos sanitários que já seguimos”, defendeu Olavo.
Risco de contágio
O Governo do Estado divulgou um novo mapa que mostra a situação atual de contágio dos municípios com relação à Covid-19. Segundo os dados, referentes ao dia 1 de abril, toda a Região da Costa do Sol se encontra em bandeira roxa, o que indica um risco muito alto de contágio com a Covid-19.