Search
Degradê com CSS

Macaé: ACIM e instituições comerciais propõem ao governo protocolo de flexibilização

Proposta visa a reabertura do comércio em Macaé. Imagem: ACIM | Divulgação
Proposta visa a reabertura do comércio em Macaé. Imagem: ACIM | Divulgação

Representantes da ACIM e de outras instituições comerciais terão novo encontro com o governo municipal para construção de novo protocolo

A Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), em parceria com as demais instituições empresariais do município, discutiram junto ao governo municipal a definição de um protocolo para reabertura de atividades comerciais a partir de um novo decreto que permita a liberação das lojas de rua, prestadores de serviços, rede hoteleira, polo da gastronomia, além de bares e restaurantes.

A flexibilização dessas atividades foi discutida pela Associação e instituições durante reunião virtual com o prefeito Welberth Rezende e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Rodrigo Vianna.

A Prefeitura de Macaé publicou o Decreto 079/2021, que prorrogou até esta sexta-feira (9) as medidas restritivas na cidade. No documento fica estabelecida a suspensão de todas as atividades laborais presenciais, assim como qualquer atividade que promova aglomeração. Também ficou proibida a permanência de pessoas nas ruas, áreas e praças públicas no horário das 23h às 5h.

De acordo com a ACIM, em resposta à sugestão, o governo propôs avaliar o pedido de acordo com dados epidemiológicos que indiquem uma nova variação da taxa de contágio da COVID-19 no município. Segundo o prefeito, números registrados pelo Centro de Triagem do Paciente do Coronavírus (CTC) já apontam uma diminuição de novas pessoas infectadas, o que abre a perspectiva de redução das medidas de restrições na cidade.

O presidente da associação, Olavo Pinheiro Júnior, ainda defendeu a criação de medidas tributárias e auxílios financeiros para ajudar o comércio a recuperar o fôlego, diante do impacto ocasionado pelo decreto em vigor.

“O comerciante já acumula o prejuízo gerado pela pandemia no ano passado. Muitos já não conseguem honrar com seus compromissos e manter o emprego dos seus funcionários. Toda ajuda do governo é válida, especialmente o esforço de reabrir os estabelecimentos dentro dos protocolos sanitários que já seguimos”, defendeu Olavo.

Risco de contágio

O Governo do Estado divulgou um novo mapa que mostra a situação atual de contágio dos municípios com relação à Covid-19. Segundo os dados, referentes ao dia 1 de abril, toda a Região da Costa do Sol se encontra em bandeira roxa, o que indica um risco muito alto de contágio com a Covid-19.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

Maria de Fátima é real (no Instagram)

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!