Evento marca um novo cenário cultural da cidade e a oportunidade de aquecer a economia local
Até sábado (28), os amantes do jazz & blues da região têm destino certo: Festival Jazz & Blues Sessions – 2022, em Macaé. Depois de Búzios, a cidade acerta ao incluir o festival no calendário oficial e marca um novo cenário cultural da cidade, e a oportunidade de aquecer a economia local. A abertura foi na quinta-feira (27), e público compareceu ao Beco das Artes, onde a programação acontece. O evento faz parte do Circuito Jazz e Blues Costa do Sol.
“É incrível saber que agora temos um Jazz e Blues para chamar de nosso”, essas foram as palavras da arquiteta Regina Junqueira (68) que, sentada em sua cadeira de praia, de frente para o palco, prestigiou o show da banda Macahiba Jazz, na abertura do festival, que contou com a apresentação da banda Expresso Blues.
De acordo com o secretário adjunto de de Turismo, Leonardo Anderson, a expectativa é que, até sábado, cerca de 1,5 mil pessoas compareçam ao festival.
“O evento de Jazz and Blues, assim como o 1º Rock Fest, que começa hoje em Glicério, fazem parte do calendário oficial de eventos do município e estão acontecendo em sua primeira edição. Tanto na área urbana, quanto na região serrana, estamos com uma taxa de reservas bem considerável para o final de semana, que se não fossem esses eventos, possivelmente não teríamos. Esses eventos mostram a importância de se trabalhar um calendário de eventos como ferramenta de fomento do turismo, pois possibilitam qualificar o capital de circulação em nossa cidade, reduzindo a sazonalidade da rede hoteleira e restaurantes, além de se trabalhar a questão da inclusão social’, disse o secretário adjunto.
A programação começa partir das 19h, com diversas atrações. A entrada é a doação de um pacote de fralda descartável para distribuição em entidades assistenciais do município.
“Macaé marca uma nova história”, foi assim que a coordenadora geral e idealizadora do evento, Agnes Williams, definiu o primeiro dia de festival. “A prefeitura nos ajudou a possibilitar o evento e estamos muito felizes e agradecidos. Trouxemos marcas autorais, alto requinte musical e estamos ajudando a promover a democratização da cultura. O evento está lindo e é um presente para Macaé”, disse Agnes, que promete realizar uma série de eventos no decorrer do ano.
Nesta sexta-feira (27), a programação musical começa às 19h com a apresentação da banda Segundo Set. Já às 21h, sobe ao palco Ângelo Nani & Electric Blues Sound. No sábado (28), às 18h, será a vez do Big Washington se apresentar; às 19h40, a programação segue com a banda Caverna Blues Band; às 21h20, kynnie Williams encerra o evento.
Praça de Alimentação
O Festival conta com a participação da Feira de Economia Criativa, com espaço reservado para expositores, Clube do Vinil e 28 representantes de marcas autorais (artistas plásticos e artesãos). Além disso, na praça de alimentação é possível encontrar vinhos, espumantes, queijos, churrasco com carnes nobres, doces, pipocas, hambúrgueres e bebidas.