Search

Macaé abre inscrições para Conferência Municipal de Saúde

As inscrições para a 16ª Conferência Municipal de Saúde estão abertas no site da Prefeitura de Macaé. O encontro será realizado nos dias 28 e 29 de novembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Macaé.
Foto Bruno Campos

Nesta edição, com o tema “SUS: O desafio de ser único, um debate em torno da eficiência”, está prevista plenária de abertura, palestras com abordagem dos três eixos temáticos e credenciamento dos grupos de trabalho, divididos por cada eixo de discussão.

A conselheira e presidente interina do Conselho Municipal de Saúde, Roberta Magalhães de Souza Pinto, ressalta que o intuito da Conferência de Saúde é promover um espaço para a construção e atualização participativa das políticas públicas de saúde. “Este é o momento de toda sociedade avaliar a situação atual e elaborar propostas que atendam as necessidades de saúde do território, contribuindo com a etapa preliminar à elaboração do Plano Municipal de Saúde 2026/2029”, frisou.

As conferências municipais acontecem a cada dois anos com a participação dos vários segmentos sociais, sendo este o fórum máximo de deliberação da Política Municipal de Saúde.

A presidente interina reforça que todas as pessoas interessadas em sugerir melhorias para o Sistema Único de Saúde (SUS) são convidadas para participar. O evento é aberto à população macaense.

Conferência

A Conferência Municipal de Saúde tem como objetivo discutir a política municipal de saúde e as ações que precisam ser planejadas nas questões ligadas à área, tais como: acesso ao atendimento, qualidade dos serviços oferecidos, mecanismos de controle social e programas de prevenção. A meta é levantar propostas para a elaboração de um plano de ação para os próximos anos, com o objetivo de melhorar constantemente o atendimento e os programas de saúde do município.

Em 2024, a 16ª Conferência tem como tema principal: “SUS: O desafio de ser único, um debate em torno da eficiência”. São três eixos:

Eixo 1: “Os 34 anos do SUS comemorados em 2024” – Conquistas e desafios – histórico;

Eixo 2: “Políticas públicas para saúde e qualidade de vida como direito humano” – Saúde do Trabalhador e Educação e Saúde;

Eixo 3: “Divisão de responsabilidades no SUS, quem cuida do quê?” – Gestão e Financiamento.

Programação:

Dia 28/11 – 8h às 17h – Plenária de abertura, palestras dos eixos e credenciamento dos grupos de trabalho separados pelos três eixos.

Dia 29/11 – 8h às 17h – Discussão e elaboração de propostas em cada grupo de trabalho, aprovação e consolidação das propostas e plenária final.

Categoria Gestor/Prestador de Serviços: https://forms.gle/7PkRwYang1YzGTdYA

Categoria Profissionais de Saúde: https://forms.gle/dyqexQFshqpBv9UK7

Categoria Usuários: https://forms.gle/EQQEn7GBXJTxnQ6KA

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Estudantes serão guia na trilha do Morro do Vigia

Atleta Gabi Yamaguchi de malas prontas para Abu Dhabi

Sana recebe Corrida Ecológica neste domingo

Sebrae revela renda mensal do empreendedor do RJ

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

A reprodução parcial deste conteúdo por veículos de comunicação é permitida desde que contenha crédito à Prensa de Babel na abertura do
texto, bem como LINK para o site "www.prensadebabel.com.br"
A supressão da fonte pode implicar em medidas de acordo com a lei de direitos autorais.