Em comemoração ao aniversário de 209 anos de Macaé, a Prefeitura realizará no dia 29 de julho o tradicional desfile cívico, na Avenida Elias Agostinho, no bairro Imbetiba. As instituições de ensino superior, as secretarias municipais e as instituições da sociedade civil que desejarem participar da comemoração cívica devem encaminhar um e-mail para o endereço [email protected]. O cortejo será encerrado pelos grupos de ciclismo e Motoclube.
“Estamos em contagem regressiva para o desfile. Contamos com a participação da sociedade civil para a realização de um belo evento”, disse a secretária de Educação, Leandra Lopes.
A previsão da Secretaria de Educação, que coordena o evento, é a redução da duração do desfile, de cerca de três horas para uma hora. O tema deste ano é “Cuidar do ambiente é cuidar da gente. O amanhã depende de nós”, conforme proposta do Caderno de Orientações Pedagógicas (COP) da Rede Municipal de Educação. A concentração para o desfile será às 8h, na rua da Igualdade, e o início do ato cívico, às 9h. O encerramento se dará na Avenida Agenor Caldas.
A superintendente de Educação Integrada, Waleska Freire, informou que a data terá carga horária contabilizada como dia letivo e espera o engajamento de, no mínimo, 10% do contingente de cada unidade educacional. “Buscamos otimizar o desfile, que será formado por alas identificadas por faixas. A identificação não será mais por instituição. Também as leituras das apresentações serão feitas apenas por ala. Isso reduzirá o tempo de desfile, com duração prevista para uma hora aproximadamente”, destaca.
Este ano, alunos do Centro Municipal de Idiomas (CMI) se apresentarão interpretando o Hino de Macaé em inglês. Dez bandas marciais escolares participarão do desfile, que será aberto pelo pelotão cívico-militar, seguido pelas instituições que prestam atendimento a pessoas com necessidades especiais.
As escolas virão logo após, na seguinte ordem por segmento: Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, anos finais do Ensino Fundamental (incluindo o Centro Municipal de Idiomas), Ensino Médio (unidades da Região Serrana de Macaé e Colégio de Aplicação da Funemac-CAp) e Educação de Jovens e Adultos.
O evento será realizado através da colaboração entre os diversos órgãos municipais. No anfiteatro da praia de Imbetiba, uma feirinha de gastronomia de rua será montada para atender ao público presente.