A pequena vila de pescadores, que se tornou um destino turístico conhecido internacionalmente, ainda preserva a sua essência de décadas passadas. A pescaria artesanal, principal fonte de renda das famílias da época, vem sendo mantida pelos filhos e netos dos pescadores mais antigos. Cercada por mais de 20 praias, é possível praticar a pescaria de diversas maneiras, confira algumas delas:
Pesca de arrasto
A pesca de arrasto com botes a remo, consiste em cercar uma área na água e arrastar a rede até a areia, é necessário a ajuda de muitos pescadores para realizar essa prática. Ela costuma ser praticada nas Praias do Canto e João Fernandinho.
Pesca com tarrafa
A pesca com tarrafa também é bem comum no balneário, seja na Orla Bardot ou em uma das mais de 20 praias da cidade.
Pesca de vara
A pesca de vara, direto da areia da praia, também é muito praticada, em especial nas praias do Canto, Rasa e Tucuns.
Por ser uma península, Búzios é cercada por muitos costões rochosos, locais procurados por pescadores para praticar a pesca de vara e garantir o almoço do dia.
Os costões das praias de João Fernandinho, Forno e Ferradurinha são os melhores para uma boa pescaria. Mas é necessário ficar atento às ondas e ir com alguém que conheça o local.
Pesca em barco
Para quem prefere a pescaria em barco, nas ilhas de Âncora e Gravatás, a cerca de 30 minutos da costa, são encontrados anchovas, badejos, xereletes, cações, garoupas e pargos com abundância.