O deslocamento entre as escolas e as residências tem se tornado um grande desafio para muitos estudantes na cidade de Búzios. Além de enfrentar transportes lotados, os alunos da rede de ensino do município afirmam esperar por longos períodos de tempo até a chegada do veículo.
Através de um vídeo, recebido pela equipe da Prensa, é possível perceber o desconforto dos alunos durante o trajeto para casa. Com o ônibus lotado, os estudantes seguem o percurso em pé e apertados dentro do veículo.
Questionada, a Prefeitura de Búzios, informou sem aprofundar o assunto, que o serviço é direcionado aos estudantes das escolas locais e qualquer ajuste é feito com base nas demandas das instituições. Ainda segundo o governo municipal, a frequência da linha é ajustada de acordo com o horário de entrada e saída das escolas.
Em relação a novas linhas, a Prefeitura informou que avalia constantemente a necessidade de alterações.
Segundo Belén Barrioga, representante do coletivo de educação Por Nossos Filhos, o custo do transporte público é um contrato milionário que vence no mês de março. A preocupação do coletivo é gigantesca, tendo em vista que a queda na qualidade do serviço de ônibus escolares ocasiona na problemas ao alunos nas escolas. “Isso é algo muito grave e não temos ideia do que vai acontecer”, afirma Belén.