Noventa por cento dos animais marinhos resgatados mortos na Costa do Peró, na Região dos Lagos, são vítimas da ingestão de lixo no mar, principalmente plásticos. Os demais 10% são vitimados pelas redes de pesca. Os números são do CTA (Serviços de Meio Ambiente), empresa capixaba que, contratada pela Petrobras, monitora o litoral fluminense para ajudar na proteção dos animais marinhos. A CTA conta com 250 profissionais, altamente qualificados, para fazer este trabalho no Espírito Santo e no Rio.
O monitoramento dos 7,2 quilômetros da Costa do Peró, que vai da Praia das Conchas ao Pontal do Peró, é feito diariamente por um técnico da CTA. O biólogo Jefferson Felipe, coordenador do trecho que vai de Saquarema a Cabo Frio, disse que são resgatados em média 35 aves e animais marinhos, principalmente tartarugas, na Costa do Peró. Os números são maiores no inverno.
” As tartarugas se alimentam de algas. Quando elas encontram plásticos (como embalagens de picolé, de balas e canudos, por exemplo) boiando no mar elas se alimentam do lixo. Isso é fatal. A causa da morte é constatada quando é feita a necropsia do animal no nosso laboratório na Praia Seca”, explica o biólogo
Ao destacar a beleza natural da Costa do Peró, Jefferson Felipe defende campanhas intensivas de educação ambiental e apoio ao projeto Bandeira Azul, que visa também a preservação do ambiente natural da praia:
“Muitos banhistas estão fazendo churrasco na orla do Pontal do Peró. Isso é muito ruim para o ambiente local, ainda intacto, além dos resíduos que vão para o mar e ameaçam os animais marinhos e as aves”, adverte.
O monitoramento diário dos técnicos do CTA costuma ser prejudicado com o bloqueio da orla por barracas de quiosques e por ambulantes. O problema acontece em dias de muito movimento nas praias do Peró e das Conchas. Quem encontrar animais marinhos e aves nas praias pode acionar o CTA pelo telefone 0800 0095444 (ligação gratuita).
O projeto de monitoramento feito pela CTA é desenvolvido para o atendimento da condicionante do licenciamento ambiental das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na costa fluminense e capixaba.
https://prensadebabel.com.br/index.php/2017/11/08/o-gari-pastor-e-limpeza-do-micro-lixo-na-praia-do-pero/