Obra é dedicada ao trabalho de pesquisa realizado na Floresta Caravelas na década de 1990, que deu origem a APA Pau Brasil
Proteger e conscientizar sobre o valor da mata atlântica faz parte da vida do biólogo Janis Roze. Para documentar seus estudos na Floresta Caravelas, em Búzios, o cientista escreveu o livro “Estudo Ecológico do Pau Brasil Búzios”, juntamente com sua parceira de trabalho Amanda Bernal. A obra conta toda a dedicação dos pesquisadores em proteger a mata atlântica em Búzios, em especial no bairro Caravelas, e o processo de criação da APA Pau-Brasil. Agora o material está disponível em PDF no site do Instituto Ecológico Búzios Mata Atlântica (IEBMA) e pode ser baixado gratuitamente. Clique aqui para ter acesso ao conteúdo.
O estudo começou na década de 1990, quando Janis passou a residir largas temporadas na Praia das Caravelas – onde tem casa até hoje, e voluntariamente, junto com a Dra. Amanda Bernal, e colaboradores de diversas áreas do conhecimento de todo o mundo, identificaram e catalogaram cerca de centenas de árvores de pau-brasil, em um trabalho árduo de 9 anos (2003-2012), com base em uma investigação preliminar dos biólogos iniciada pela descoberta das centenas de árvores de pau-brasil em 1998. As tarefas foram realizadas com esforços e fundos particulares dos professores e Instituto Ecológico Búzios Mata Atlântica (IEBMA), em 1996, fundado por Janis e Hugo Iurcovich, presidente da instituição.
“Estes trabalhos foram realizados com o fim de colaborar com o cuidado responsável e sustentável da biodiversidade e beleza única desta reserva em Búzios, Área de Proteção Ambiental do Pau Brasil (APA). O objetivo principal deste documento é oficializar mais um registro de importância ambiental, e também histórico para Búzios, como parte do legado de Janis Roze para esta cidade, e para o mundo. Porque, usando as próprias palavras desse mestre: ‘O Futuro de Búzios é verde”’, destacou Hugo na abertura do material disponibilizado.
Neste mês de novembro, o cientista Janis letão esteve no balneário para uma extensa agenda de atividades promovidas pelo IEBMA, com apoio do Búzios Espiritualidade e da Prefeitura de Búzios. Durante toda a passagem pela península, uma das atividades foi o lançamento do livro, no Gran Cine Bardot. Janis também plantou mudas de árvores, recebeu o Título Honorífico da Câmara de Vereadores com honraria de Cidadão Buziano, fez palestra com estudantes e convidados, gravação de participação em série para TV e Internet, e até palestras sobre espiritualidade e expansão de consciência, no Centro de Meditação Búzios Espiritualidade, na Praia das Caravelas.
Leia mais: