Obra do biólogo Janis Roze e Amanda Bernal também está disponível gratuitamente para download na internet
O fundador do Instituto Ecológico Búzios Mata Atlântica (IEBMA), Hugo Iurcovich, entregou nesta segunda-feira (13), os exemplares do livro o “Estudo Ecológico do Pau Brasil Búzios”, de Janis Roze e Amanda Bernal, ao prefeito do balneário Alexandre Martins, ao secretário de Meio Ambiente, Pesca e Urbanismo, Evanildo Cardoso, e ao secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Romano Lorenzi. A obra é resultado de anos de investigação científica de um “bosque” com cerca 500 mudas de pau-brasil dentro da área de 10 mil hectares de mata atlântica preservada entre Búzios e Cabo Frio.
“É uma obra de grande valor para Búzios e nos instiga a querer conhecer para amar mais aquele local tão raro”, disse o prefeito Martins, em referência a área de mata atlântica que, por decreto estadual, é Área de Preservação Ambiental (APA Pau Brasil), desde 2002. Três exemplares foram doados para a biblioteca municipal e à Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.
O primeiro contato de Janis e Amanda com a área se deu ainda em 1998, quando começaram suas temporadas no balneário. Mas o estudo sistemático da área, com a ajuda de colaboradores nacionais e internacionais, começou em 2003 e foi concluído em 2012. O material também está disponível em PDF no site do IEBMA e pode ser baixado gratuitamente.
O documento, após um resumo geral sobre a madeira brasileira, Caesalpinia echinata, o pau-brasil, abrange dados de tamanho, crescimento, dispersão e distância mais próximas das mudas e árvores crescentes em duas áreas da floresta, consideram as razões que podem ter levado a esse acontecimento ecológico, sua continuidade e preocupações para o futuro seguro dessas espécies raras.
O trabalho, como explica Hugo, foi realizado com esforços e fundos particulares dos professores envolvidos e do IEBMA, a fim de colaborar com o cuidado responsável e sustentável da biodiversidade e beleza única desta reserva em Búzios.
“O objetivo principal deste documento é oficializar mais um registro de importância ambiental e, também, histórico para Búzios”, reforça.
Janis Roze esteve em Búzios, onde tem uma residência, no mês de novembro e participou de atividades com estudantes da rede pública, plantio de muda de pau-brasil, palestras gravação de episódios para uma série de TV sobre meio ambiente e espiritualidade, esta última um de seus temas mais frequentes nos últimos anos. O livro está disponível gratuitamente para download na internet. Clique neste link para ter acesso à obra.