Search
Degradê com CSS

Livro com estudos da APA Pau Brasil em Búzios é entregue ao município

Hugo Iurcovich, presidente do IEBMA, e Alexandre Martins, prefeito de Búzios. Fotos Matheus Coutinho
Hugo Iurcovich, presidente do IEBMA, e Alexandre Martins, prefeito de Búzios. Fotos Matheus Coutinho

Obra do biólogo Janis Roze e Amanda Bernal também está disponível gratuitamente para download na internet

O fundador do Instituto Ecológico Búzios Mata Atlântica (IEBMA), Hugo Iurcovich, entregou nesta segunda-feira (13), os exemplares do livro o “Estudo Ecológico do Pau Brasil Búzios”, de Janis Roze e Amanda Bernal, ao prefeito do balneário Alexandre Martins, ao secretário de Meio Ambiente, Pesca e Urbanismo, Evanildo Cardoso, e ao secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Romano Lorenzi. A obra é resultado de anos de investigação científica de um “bosque” com cerca 500 mudas de pau-brasil dentro da área de 10 mil hectares de mata atlântica preservada entre Búzios e Cabo Frio.

“É uma obra de grande valor para Búzios e nos instiga a querer conhecer para amar mais aquele local tão raro”, disse o prefeito Martins, em referência a área de mata atlântica que, por decreto estadual, é Área de Preservação Ambiental (APA Pau Brasil), desde 2002. Três exemplares foram doados para a biblioteca municipal e à Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

O secretário de Meio Ambiente, Pesca e Urbanismo, Evanildo Cardoso, garantiu o livro. Foto: Matheus Coutinho.

O primeiro contato de Janis e Amanda com a área se deu ainda em 1998, quando começaram suas temporadas no balneário. Mas o estudo sistemático da área, com a ajuda de colaboradores nacionais e internacionais, começou em 2003 e foi concluído em 2012. O material também está disponível em PDF no site do IEBMA e pode ser baixado gratuitamente.

O documento, após um resumo geral sobre a madeira brasileira, Caesalpinia echinata, o pau-brasil, abrange dados de tamanho, crescimento, dispersão e distância mais próximas das mudas e árvores crescentes em duas áreas da floresta, consideram as razões que podem ter levado a esse acontecimento ecológico, sua continuidade e preocupações para o futuro seguro dessas espécies raras.

O trabalho, como explica Hugo, foi realizado com esforços e fundos particulares dos professores envolvidos e do IEBMA, a fim de colaborar com o cuidado responsável e sustentável da biodiversidade e beleza única desta reserva em Búzios.

“O objetivo principal deste documento é oficializar mais um registro de importância ambiental e, também, histórico para Búzios”, reforça.

Janis Roze esteve em Búzios, onde tem uma residência, no mês de novembro e participou de atividades com estudantes da rede pública, plantio de muda de pau-brasil, palestras gravação de episódios para uma série de TV sobre meio ambiente e espiritualidade, esta última um de seus temas mais frequentes nos últimos anos. O livro está disponível gratuitamente para download na internet. Clique neste link para ter acesso à obra.

O Secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Romano Lorenzi, também recebeu um exemplar do livro. Foto Matheus Coutinho

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

Sete são detidos em operação contra quadrilha que tentou matar idoso em Búzios

Sete presos e arma apreendida em operação no bairro José Gonçalves, em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!