Promovido pela TV Búzios em 1990, show pedia a preservação da Lagoinha
Talvez muita gente nem saiba, mas Búzios já teve uma TV. A TV Búzios. Nascida nos anos 80, transmitida através do canal aberto da TV Educativa, a TV Búzios entrava com programação própria, local, e marcou sua época sendo referência até hoje de TV comunitária.
Criada pelos irmãos João e Júlio Uchôa, a TV teve o mérito de lutar pela preservação de diversas áreas de Búzios e da Região dos Lagos. Locais como as praias da Azeda e Azedinha, e Ponta da Lagoinha, em Búzios, Lagoa de Imboassica em Macaé, Massambaba em Arraial do Cabo, Lagoa de Araruama em São Pedro da Aldeia, entre outros, receberam ações em prol de sua preservação.
Nesta sexta-feira (03), a Live da Prensa de Babel vai mostrar uma dessas ações que resultou no show histórico de Caetano Veloso na Ponta da Lagoinha. No dia 8 de dezembro de 1990, embalado pelas ondas que estouravam nas pedras e por uma lua cheia que parecia parte da produção, Caetano realizou “um dos mais belos shows que já fez”, segundo suas próprias palavras.
Com o público vestido de branco e espalhado no cenário paradisíaco das rochas milenares que formam a Lagoinha, Caetano chegou acompanhado por capoeiristas e bailarinos do grupo Anticorpos do Planeta, para o show que marcou a cidade de Búzios e o próprio artista.
– Esse show pra mim foi um acontecimento lindo. Sobretudo a chegada naquele lugar onde eu nunca tinha ido. E eu ir ali pra cantar… naquele momento o cantar pra mim ficou quase sem importância. Eu cantei, mas não procurei muito encontrar belezas especiais no canto, porque eu estava muito tomado por aquela natureza. Eu deixava que as canções passassem rapidamente porque eu acreditava que o simples fato de estar cantando naquele lugar já era tão bonito, que bastava cantar. Cantar simplesmente já era deslumbrante. Porque o lugar como forma pra se assistir a um espetáculo, e para se fazer um espetáculo, já era ideal. Dificilmente um arquiteto faria uma coisa tão perfeita. Às vezes uma onda vinha, completava uma frase que eu estava cantando. Era extremamente bonito. Eu fiquei agradecido na verdade ao pessoal que me chamou. Acho bacana que haja tudo isso em Búzios, essa televisão, TV Búzios. Essa turma, as pessoas que organizaram esse negócio. Na verdade pra mim foi um presente. Me deram um presente. A Lagoinha é um lugar incrível. Inacreditavelmente perfeito sobre todos os pontos de vista. Tem um clima, uma forma, uma força, não sei… e uma elegância também. Um elegância que deveria ser olhada com muito cuidado, com muito carinho pelas pessoas que podem em algum nível, ser responsáveis por Búzios e por lugares assim – disse Caetano em entrevista após o show.
Atento à rara beleza de Búzios, Caetano disse mais. Deixou um recado que vale muito nos dias de hoje, e deveria ser levado em consideração por todos. Como ele mesmo afirmou, e repetimos com destaque, por todos “que podem em algum nível, ser responsáveis por Búzios e por lugares assim”.
– Eu vi um hotel que fizeram numa ponta lá perto de João Fernandes. Achei aquilo tão chocante, uma coisa tão violenta, agressiva, parece que não condiz com a própria disposição da natureza, né. Eu acho que coisas assim, desse tipo, deveriam poder ser evitadas. E tratar um lugar desses com elegância, respeito, sobre todos os pontos de vista. Não só arquitetônico, mas de comportamento mesmo. Limpar os lugares, não sujar. Não fica bem você ser muito vulgar em Búzios. Esses lugares deveriam ensinar um comportamento para as pessoas. Ontem no show eu achei que parecia que isso se dá, de fato. Eu fiquei muito emocionado quando cheguei. Achei que as pessoas tinham um modo de estar que condizia muito bem com a paisagem. Búzios é possivelmente um dos lugares mais lindos do planeta.
A Live “Roda da Prensa” com apresentação deste show histórico, acontece sexta-feira, às 19h, com participação de João Uchôa na abertura, contando detalhes sobre este momento especial da cidade de Búzios. Participe! Exibição na página do Facebook e canal do YouTube da Prensa de Babel.