Pular para o conteúdo
Search

Linhas de crédito e as alternativas que sempre ouvimos falar

Quando falo de apoiar a Agricultura Familiar, de garantir ao menos, acesso à uma linha de crédito no mesmo tom que a oferecida aos microempresários, estou falando nessa necessária diversificação. Tratamos desse urgente novo olhar. Fazer um pouco do discurso, a prática.


Há algum tempo, nos acostumamos a escutar que é preciso encontrar uma alternativa econômica para o município de Macaé no período pós Petróleo, ou quando os Royalties deixarem de chegar com o mesmo vulto da era da abundância e do desperdício.


Mas, são singelas e muito tímidas as iniciativas que vemos para diversificar a matriz da economia e potencializar nossas vocações para gerar novas oportunidades. Turismo, pesca, agricultura é o que sempre aparece nos programas e discursos.


E como é difícil, como é necessário esforço incomum e disposição para assumir desgastes com setores que se beneficiam desse modelo tão restrito, base de tanto abismo social e divisão.


Quando falo de apoiar a Agricultura Familiar, de garantir ao menos, acesso à uma linha de crédito no mesmo tom que a oferecida aos microempresários, estou falando nessa necessária diversificação. Tratamos desse urgente novo olhar. Fazer um pouco do discurso, a prática.


Se, em meio a tanta tristeza e dor que resultam da pandemia – as mortes de tanta gente querida, as paralisações de atividades econômicas, o desemprego, a precarização da vida de inúmeros – não encontrarmos uma fresta de oportunidade para essas novas formas de organizar nossa cidade, estaremos construindo um não retorno e um amplo período de desesperanças. Trilharemos rumo a becos sem saída.


Chamo a atenção para isso. O Projeto de Lei 004/2020 prevê um válido sinal à Microempresa oferecendo acesso à linha de crédito emergencial, sem juros e com condições facilitadas. Minha proposta de incluir a Agricultura Familiar na medida apresentada pelo Prefeito quer dialogar com esse “há de vir”. Quer apontar para a necessidade de incluir setores que são tão necessários para o agora e pro futuro.


Busco com isso, um diálogo com o Governo, com a sociedade, com os agricultores familiares, assentamentos, feirantes, com os grupos de consumo solidário, e também os coletivos de alimentação saudável. Com todos que acreditam e professam a esperança em uma Macaé que supere a pandemia, recupere sua dinâmica e estimule as tantas riquezas dessa nossa terra querida. Rumo a direitos básicos, qualidade de vida, à economia da solidariedade e do cuidado com a casa comum.

Que esse sinal, aprovado pela Câmara seja caminho para o bem comum.
E que não venha veto do Prefeito.

Marcel é jornalista e vereador em Macaé, na Região Norte fluminense

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.