Na tarde desta segunda-feira (4) o Prensa esteve com o senador Lindberg Farias (PT) em visita que fez ao Instituto Federal Fluminense (IFF) Cabo Frio, que atende toda a Região dos Lagos.
Na ocasião o senador se reuniu com estudantes que revindicam uma maior atenção em relação ao passe livre e a necessidade de um bandejão no IFF Cabo Frio. Os estudantes relataram que estão ameaçados de não terem o direito ao passe livre para o próximo ano e também contaram que a evasão dos cursos é cada vez maior por conta do custo da passagem e por não haver subsidio para alimentação no local, muitos jovens chegam a passar 10 horas no local de estudo.
Estudantes do 3º ano do nível superior contaram que começaram a turma com 55 alunos e hoje permanecem apenas 35. Afirmam que é por conta da passagem cara e por não terem como bancar a alimentação para ficar em tempo integral no instituto.
Acompanhado do deputado federal Luiz Sérgio e o vereador de Macaé, pré-candidato a deputado estadual, Marcel Silvano (ambos também do PT), Lindbergh se comprometeu a fazer uma emenda parlamentar para cobrir os custos do bandejão na instituição e propôs um encontro entre as lideranças estudantis da Região dos Lagos com a representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) , e a Urbs, na secretaria estadual de educação do Rio de Janeiro.
Ato estadual
Um ato estadual pelo passe livre esta marcado para está quarta-feira (6) no centro do Rio de Janeiro e pretende unir todos os estudantes dos institutos e faculdades públicas que serão afetados pela decisão de cancelamento do direito ao transporte gratuito.
Após o encontro no IFF o senador seguiu para à Câmara de Vereadores de Cabo Frio onde participou de um debate sobre a reforma da previdência.