Nesta quarta-feira (9), o Programa Limpa Rio Margens, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, deu início às obras de revitalização da Área de Proteção Ambiental da Lagoa de Iriry, em Rio das Ostras, e avançou nos ajustes do projeto de intervenção na Lagoa de Geribá, em Búzios. As duas ações integram a nova fase do programa estadual, voltada à recuperação de áreas marginais de rios e corpos hídricos com foco em infraestrutura urbana, convivência social e preservação ambiental.
Em Rio das Ostras, o projeto contempla a instalação de uma academia ao ar livre para a terceira idade, dois parques infantis e uma quadra de areia com iluminação para uso noturno. Toda a área será cercada, visando à segurança e à organização do espaço. Os equipamentos incluem simuladores de caminhada, multiexercitadores, balanços, gangorras e estruturas de recreação infantil. A ação teve início com a limpeza da lagoa, que apresentava acúmulo de vegetação e redução do espelho d’água.
Em Búzios, representantes das secretarias municipais de Saneamento, Obras e Ambiente, junto a técnicos do INEA, realizaram visita técnica à Lagoa de Geribá, ajustando os detalhes do projeto aprovado. O plano prevê dragagem da lagoa, implantação de rede de drenagem, guarda-corpos, contenção de extravasamentos e instalação de mobiliário urbano, como bancos e mesas para convivência.
De acordo com a Prefeitura de Búzios, será formado um grupo de trabalho permanente com o INEA e a empresa contratada para acompanhar as etapas da intervenção e resolver, de forma integrada, eventuais dúvidas ou adequações. O processo de licenciamento ambiental também já está em curso.
O Programa Limpa Rio Margens é uma extensão do tradicional Limpa Rio, e visa não apenas à limpeza e desassoreamento, mas também à valorização de áreas urbanas próximas a corpos hídricos, por meio de infraestrutura, drenagem e espaços de lazer. A modelagem de cada obra é adaptada à realidade de cada município.