Após liminar proferida pelo desembargador Claudio de Mello Tavares, presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJ/RJ), na terça-feira (12), André Granado (MDB) foi reconduzido ao cargo de prefeito de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Esta é a décima vez que Granado retorna ao cargo desde a reeleição em 2016.
A decisão ocorreu durante as comemorações do aniversário de 24 anos do município. Autoridades participavam da sessão solene promovida pela Câmara Municipal de Vereadores, entretanto, sem citar as mudanças. Durante o evento, o juiz, Dr. Raphael Baddini de Queiroz Campos, que compunha a mesa juntamente com a presidente da casa, Joice Costa (PP) e o prefeito em exercício, Henrique Gomes (PSDB), retirou-se alegando ter tido a palavra cerceada.
O magistrado publicou um vídeo em sua rede social, explicando os motivos e, ainda, disponibilizando o discurso que pretendia utilizar na cerimônia. Acesse aqui o vídeo e o discurso na íntegra
Na quarta-feira (13), Joice, por meio da comunicação oficial da Câmara, publicou nota respondendo ao vídeo do juiz e explicando os motivos que levaram à decisão de abreviar a cerimônia. Uma das razões, segundo a nota, seria o mau tempo. Na ocasião, chovia e o local não oferecia instalações adequadas aos participantes. Leia a nota na íntegra.
Em meio às trocas de farpas entre o poder legislativo e executivo, Henrique Gomes, ocupando novamente o cargo de vice-prefeito, realizava a transição do governo. Henrique emitiu um comunicado no fim da noite, em suas redes sociais, com detalhes da transição, que segundo ele, teria sido pacífica e respeitando a decisão judicial. O vice-prefeito reforçou no texto, que diferente do que havia sido divulgado, deixa o caixa da prefeitura com cerca de 20 milhões a mais, em relação ao mês de agosto, quando André foi afastado.
Segundo Henrique, com o aumento da arrecadação de tributos municipais como IPTU, ISSQN e ITBI o município tem em caixa hoje, mais de 60 milhões. E que durante sua gestão, também foi possível acabar com a fila de espera dos exames, aumentar o número de especialidades médicas, aumentar o número de cirurgias, iniciar obras, dentre outras inúmeras ações. Leia aqui na íntegra.
A Prefeitura de Búzios, emitiu comunicado nas redes sociais, informando que o prefeito André Granado assumiu o cargo de chefe do executivo e em seguida divulgou, também pelas redes, que a frota de veículos estaria sem combustível por falta de pagamento, mas que já havia solucionado a questão.