Search
Degradê com CSS

Prefeitura de Rio das Ostras intensifica combate às ligações clandestinas de esgoto

Segundo a administração municipal, ações visam evitar alagamentos, melhorar a balneabilidade e preservar o meio ambiente
Prefeitura de Rio das Ostras intensifica fiscalização para combater ligações clandestinas de esgoto em redes pluviais e praias / foto divulgação
Prefeitura de Rio das Ostras intensifica fiscalização para combater ligações clandestinas de esgoto em redes pluviais e praias / foto divulgação

PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAAP – https://chat.whatsapp.com/JYo4DYSlsXbLOsVpHFdfDQ

A Prefeitura de Rio das Ostras, por meio do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto, informou que segue com as ações de combate às ligações clandestinas de esgoto que afetam a rede de drenagem e comprometem a balneabilidade das praias. De acordo com o órgão, nesta terça-feira (6), as equipes atuaram na Rua Goiás, na Cidade Beira Mar, com apoio da concessionária Rio + Saneamento.

Testes com fumaça e inspeções domiciliares são usados para detectar irregularidades

Ainda conforme dados da Prefeitura, a operação vistoriou 12 quilômetros de redes de esgoto, realizou a implantação de poços de visita, caixas de passagem e aplicou testes com máquina de fumaça e líquido colorido para detectar despejos irregulares. Também foram realizadas visitas técnicas a imóveis residenciais e comerciais da área.

O presidente do SAAE, Maycon Prata, informou que essa frente de trabalho atende a uma solicitação do prefeito Carlos Augusto e integra um conjunto de medidas para conter alagamentos e recuperar corpos hídricos do município. A estimativa é de que o trabalho seja expandido para outras regiões de Rio das Ostras.

De acordo com o município, a primeira etapa da ação ocorreu em abril, na Cidade Praiana, onde foram inspecionadas mais de 10 quilômetros de redes e identificadas cinco ligações clandestinas.

Intervenção emergencial na Praia do Bosque

Também segundo a Prefeitura, a Praia do Bosque está recebendo uma força-tarefa da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente após o aparecimento de uma mancha escura na areia. Foram detectados drenos obstruídos, e os serviços de limpeza e desobstrução já estão em andamento, com previsão de ampliação para toda a extensão da orla.

O subsecretário de Serviços Públicos, Diogo Azevedo, afirmou que a situação decorre da falta de manutenção anterior. “Pedimos a compreensão da população durante os trabalhos e reforçamos a importância de denunciar qualquer ligação irregular de esgoto”, disse.

A Prefeitura ressalta que as ações são realizadas em conjunto com o SAAE, a concessionária Rio + Saneamento e diversas secretarias municipais, e que o objetivo é preservar os recursos naturais da cidade e melhorar a qualidade do saneamento básico.

Denúncias sobre irregularidades podem ser feitas pelo telefone do SAAE: (22) 2771-6422.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Prefeito de Búzios, Alexandre Martins, se pronuncia após ter contas aprovadas pelo TCE-RJ

Gran Cine Bardot traz clássicos e filmes nacionais no fim de semana de Búzios

Fumaça branca no Vaticano: cardeal Robert Prevost é eleito como Papa Leão XIV

Búzios celebra a Semana da Compostagem Brasil 2025 com ações educativas 

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!