De acordo com o código penal (artigo 155), a irregularidade é considerada crime
Uma ação conjunta entre os setores de Leitura e Fiscalização da Prolagos, uma empresa da Aegea Saneamento, identificaram ligações clandestinas de água em dois condomínios de Cabo Frio, uma em um prédio em construção, no Centro, e outra no Braga. O ato foi identificado após agentes da concessionária detectarem discrepâncias no consumo registrado no hidrômetro. A irregularidade é considerada crime pelo código penal (artigo 155).
Em um dos locais, o medidor foi retirado e realizada uma ligação diretamente na rede. Os responsáveis foram multados e receberão cobrança retroativa referente aos meses de consumo indevido. “Uma ligação fraudulenta pode causar impactos no abastecimento de água da cidade, além de haver o risco de contaminação, não só da água que está sendo furtada, como também de toda a rede de distribuição” explica o gerente Comercial da Prolagos, Vitor Gabriel.
O chamado ‘gato de água’ é considerado crime pelo Código Penal (artigo 155). Antes de ser identificado, o responsável pode efetuar uma autodenúncia e negociar formas de regularização. A população também pode contribuir denunciando atitudes suspeitas. Para isso, basta entrar em contato com a concessionária por meio dos canais de atendimento 0800 70 20 195, Whatsapp (22) 99722-8242 ou ainda pelo aplicativo Águas App, disponível para download para os sistemas Android e iOS.