Uma operação da Prolagos identificou, na última terça-feira (14), uma ligação clandestina de água em uma pousada de grande porte localizada no bairro de Manguinhos, em Armação dos Búzios. A ação ocorreu após análises internas apontarem irregularidades no consumo do estabelecimento, resultando no flagrante da fraude, que é considerada crime pelo Código Penal (Artigo 155).
Fraude e consequências para o abastecimento
O gerente comercial da Prolagos, Saimon Moreira, destacou os impactos dessas práticas: “Este tipo de fraude pode causar sérios impactos no abastecimento de casas e comércios da região, por conta da perda de pressão na rede. Contamos com a ajuda da população com as denúncias para que casos como este sejam fiscalizados e coibidos.”
Ações legais e prevenção
A Polícia Civil foi acionada para registrar a ocorrência. Embora o proprietário da pousada não estivesse presente, ele será intimado para prestar esclarecimentos.
Em 2024, a Prolagos realizou 12.804 vistorias, com 8.955 fraudes identificadas, representando uma assertividade de 70%. A concessionária incentiva que responsáveis por irregularidades realizem autodenúncias para negociar a regularização, evitando medidas legais.
Como denunciar fraudes
A população pode ajudar a combater essas ações denunciando atitudes suspeitas. As denúncias podem ser feitas por telefone ou WhatsApp, pelo número 0800 7020 195.