Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Lideranças ambientais se unem para ato em defesa do Mangue da Ogiva, em Cabo Frio

Imagem: Lucas Muller
Imagem: Lucas Muller

Concentração será neste sábado (25), às 9h, na Rua dos Arpões, no Trevo na Ogiva.

Lideranças ambientais da região se unem neste sábado (25), às 9h, para ato em defesa do Mangue da Ogiva, em Cabo Frio. O manifesto é contra o empreendimento Marina Viverde Ogiva que está descumprindo ordem judicial na Ação Civil Pública (ACP), movida pelo Ministério Público Estadual, que determinava a suspensão de supressão de vegetação no local. A concentração é na Rua dos Arpões, no Trevo na Ogiva.

Segundo as denúncias recebidas pelo MPE, o empreendimento estava aterrando o mangue. Diante disso, os movimentos SOS Dunas do Peró, Observadores de Pássaros, Centro de Estudos e Conservação da Natureza, Subverta, Coletivo Ecossocialista, SOS Aves, conselheiros da APA Pau Brasil e do Parque Estadual da Costa do Sol (Pecs) além de ambientalistas, universidades da região estão se movimentando para lutar pela preservação do local.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, Lucas Muller, ativista ambiental, denuncia o crime ambiental na área do manguezal. Ele conta que em março deste ano queimaram todas as árvores da região e há dois dias colocaram as pedras para tapar o fluxo de água e, consequentemente, secar a área. O Mangue da Ogiva é um verdadeiro berço de vida selvagem e um importante ponto de descanso de aves limícolas migratórias. O local recebe aves como flamingos, colhedores, garças, andorinhas e marrecos, que vêm de outros países como Argentina, Chile e até da Antártida.

A professora e geóloga, Katia Mansur, do Instituto de Geociências da UFRJ, gravou um vídeo convidando a população para participar do ato.

“Esse é um convite para amanhã todos participarem do ato em defesa do Mangue da Ogiva. Trata-se de uma ação coletiva em favor do nosso patrimônio natural na forma do Mangue e do nosso patrimônio construído em favor das nossas salinas históricas. Convidamos a todos a estarem lá em defesa do que é nosso. Um abraço e vamos à luta!”, finalizou.

Assista o vídeo na íntegra:

A professora e geóloga, Katia Mansur, Instituto de Geociências da UFRJ, gravou um vídeo convidado a população para participar do ato em defesa do Mangue da Ogiva. A concentração será neste sábado (25), às 9h, no Mangue da Ogiva.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Prefeitura de Búzios adia festa do Dia das Crianças em razão do mau tempo

Quebra-molas instalado pelo DER-RJ sem aviso causa caos no trânsito em Búzios; Prefeitura esclarece

Haber Produções abre inscrições para evento online de criptoarte em Macaé

Novos cursos gratuitos do SENAC em Búzios têm foco na capacitação de mulheres

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]