Concentração será neste sábado (25), às 9h, na Rua dos Arpões, no Trevo na Ogiva.
Lideranças ambientais da região se unem neste sábado (25), às 9h, para ato em defesa do Mangue da Ogiva, em Cabo Frio. O manifesto é contra o empreendimento Marina Viverde Ogiva que está descumprindo ordem judicial na Ação Civil Pública (ACP), movida pelo Ministério Público Estadual, que determinava a suspensão de supressão de vegetação no local. A concentração é na Rua dos Arpões, no Trevo na Ogiva.
Segundo as denúncias recebidas pelo MPE, o empreendimento estava aterrando o mangue. Diante disso, os movimentos SOS Dunas do Peró, Observadores de Pássaros, Centro de Estudos e Conservação da Natureza, Subverta, Coletivo Ecossocialista, SOS Aves, conselheiros da APA Pau Brasil e do Parque Estadual da Costa do Sol (Pecs) além de ambientalistas, universidades da região estão se movimentando para lutar pela preservação do local.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, Lucas Muller, ativista ambiental, denuncia o crime ambiental na área do manguezal. Ele conta que em março deste ano queimaram todas as árvores da região e há dois dias colocaram as pedras para tapar o fluxo de água e, consequentemente, secar a área. O Mangue da Ogiva é um verdadeiro berço de vida selvagem e um importante ponto de descanso de aves limícolas migratórias. O local recebe aves como flamingos, colhedores, garças, andorinhas e marrecos, que vêm de outros países como Argentina, Chile e até da Antártida.
A professora e geóloga, Katia Mansur, do Instituto de Geociências da UFRJ, gravou um vídeo convidando a população para participar do ato.
“Esse é um convite para amanhã todos participarem do ato em defesa do Mangue da Ogiva. Trata-se de uma ação coletiva em favor do nosso patrimônio natural na forma do Mangue e do nosso patrimônio construído em favor das nossas salinas históricas. Convidamos a todos a estarem lá em defesa do que é nosso. Um abraço e vamos à luta!”, finalizou.
Assista o vídeo na íntegra: