Um homem apontado como líder de uma milícia que atua em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, foi preso nesta quarta-feira (16) por policiais civis da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco). Segundo a Polícia Civil, o suspeito havia se refugiado em São Pedro da Aldeia, onde continuava coordenando a organização criminosa de forma remota.
A prisão foi resultado de um trabalho conjunto entre o setor de inteligência da Draco, a Polícia Militar e agentes da 54ª DP (Belford Roxo). As investigações apontam que o miliciano deixou a Baixada após se sentir acuado pelas ações policiais e passou a liderar as atividades da milícia à distância, em uma espécie de “home office do crime”, segundo os investigadores.
Mesmo escondido, o homem teria continuado a ordenar práticas criminosas, como extorsões violentas contra moradores e comerciantes. De acordo com a Draco, o suspeito mantinha o controle sobre o grupo e as operações ilegais, mesmo estando fora da área de atuação da milícia.
O acusado foi localizado após trabalho de monitoramento e vigilância realizado pelas equipes da Polícia Civil. Dois mandados de prisão preventiva foram cumpridos contra ele. As autoridades afirmam que as investigações continuam com o objetivo de localizar outros integrantes da quadrilha e desarticular o esquema financeiro da milícia.