A concorrência pública para as obras de drenagem, pavimentação, sinalização viária e iluminação na ‘Estrada da Fazendinha, que corresponde oficialmente duas vias; a estrada Alvaro Ilídio Gonçalves e a rua Dracena, em Búzios, terá seus envelopes abertos no dia 28 de junho, às 11h. A obra, com extensão de aproximadamente 12 quilômetros, é esperada pelos moradores e faz parte do plano de governo do prefeito Alexandre Martins.
A Estrada da Fazendinha liga o bairro Rasa ao RJ-106, na altura da Praia das Caravelas. A licitação, de cerca de R$ 30 milhões, visa melhorar a infraestrutura da região, beneficiando especialmente os moradores dos bairros Vila Verde, Baía Formosa, Caravelas e arredores.
Em julho do ano passado, a Prefeitura de Búzios e o Governo do Estado assinaram o termo de compromisso para a obra, publicado no Diário Oficial em outubro, com previsão inicial para começar em novembro do mesmo ano. No entanto, devido a atrasos e questões judiciais, a execução foi postergada.
O prefeito Alexandre Martins, em encontros com o governador, reforçou a importância do investimento. Com a resolução das pendências judiciais, a obra volta à pauta com previsão de conclusão para agosto deste ano.
“O início das obras na Estrada da Fazendinha representa um marco importante para nossa cidade. Este projeto, além de melhorar a infraestrutura, vai proporcionar mais segurança e qualidade de vida aos moradores dos bairros Vila Verde, Baía Formosa, Caravelas e arredores. Estamos comprometidos em transformar Búzios e garantir que o desenvolvimento chegue a todas as regiões.”, afirmou o prefeito Alexandre Martins à Prensa.
Esta obra é distinta da anunciada pelo arquiteto Octavio Raja Gabaglia, que propôs uma nova entrada para Búzios a partir da RJ-102, visando desviar o tráfego pesado dos bairros Rasa, Marina, Manguinhos e arredores. Mas garante que um investimento não invalida o outro.
“A iniciativa do prefeito Alexandre Martins em iniciar as obras na Estrada da Fazendinha é louvável e certamente trará muitos benefícios para a população local. No entanto, é importante ressaltar que esta obra não invalida a necessidade do projeto de uma nova entrada para Búzios, que visa desviar o tráfego pesado dos bairros Rasa e adjacências. Ambas as ações são complementares e essenciais para o desenvolvimento sustentável da cidade.”, disse o arquiteto e urbanista.
A sessão de abertura dos envelopes ocorrerá na Avenida Presidente Vargas, 1100, 6º andar, Centro, Rio de Janeiro.