O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, publicou o edital de licitação para a contratação da empresa exibidora responsável pela gestão do Cine São Pedro, localizado no bairro Nova São Pedro, em São Pedro da Aldeia. O edital está disponível no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) e as propostas podem ser enviadas até o dia 11 de março, às 10h30.
No mesmo dia, às 11h, será realizado o pregão eletrônico no Portal de Compras do Sistema Integrado de Gestões e Aquisições, que definirá a empresa responsável pela operação do cinema. Após a conclusão das etapas do processo licitatório, a previsão do governo estadual é de que o Cine São Pedro seja inaugurado em maio de 2025.
Cine São Pedro será entregue com preços populares
De acordo com a superintendente de audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Taíla Borges, a licitação para a aquisição dos equipamentos já foi concluída, restando agora a escolha da empresa exibidora. Borges destacou que a iniciativa faz parte da penúltima fase para a reabertura do espaço e afirmou que o projeto tem como objetivo oferecer exibição de filmes a preços acessíveis para a população.
O secretário municipal de Cultura de São Pedro da Aldeia, Thiago Marques, ressaltou a expectativa da população pela inauguração do cinema. “Os aldeenses aguardam ansiosos pela abertura do Cine São Pedro, e esse é um passo essencial para que isso se concretize. Teremos um cinema moderno, acessível e com programação de qualidade para a cidade”, afirmou.
Sobre o Cine São Pedro
O Cine São Pedro é um dos projetos do programa “Cinema da Cidade”, iniciativa conjunta da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secec-RJ) e do Governo Federal. O programa tem como objetivo ampliar o acesso ao cinema em municípios do interior do estado e fomentar a cultura e a economia criativa local.
O espaço contará com duas salas de exibição, totalizando 174 lugares, além de uma estrutura moderna composta por bilheteria, bomboniere, sala administrativa, vestiários e sanitários masculino e feminino. O cinema também foi projetado seguindo as normas de acessibilidade, garantindo o acesso de cadeirantes, pessoas com deficiência motora e obesidade.
Os interessados em participar do processo licitatório podem acessar o Portal de Compras do Sistema Integrado de Gestões e Aquisições, onde o edital está disponível para consulta e download.