Fiocruz divulgou, nesta quinta-feira (26), um boletim que aponta uma crescente nos casos de Covid-19 no país
A flexibilização do uso de máscaras de proteção pode ter dado uma falsa sensação de que a pandemia acabou. Mas os dados do Boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgados nesta quinta-feira (26), mostram que ela está longe de terminar, pelo contrário teve uma crescente nas últimas quatro semanas no país. Segundo o levantamento, aproximadamente 48% dos registros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) são em função da Covid-19. A Prensa fez um levantamento de como está a situação nas cidades de Maricá, Macaé e Búzios, e como esses municípios estão atuando no enfrentamento da doença.
Em Maricá, foram registrados 10.416 casos da covid-19 em janeiro deste ano; 1.301 em fevereiro; 38 em março; 22 em abril e 112 em maio. Quando comparado o mês de maio com abril já se pode perceber um aumento considerável de 500%. Ao todo este ano, foram 11. 889 registros da doença. No momento, a cidade tem apenas três pacientes internados com Covi-19 em leitos de enfermaria, ou seja, não graves. Houve um registro de óbito em maio.
A campanha de vacinação contra a covid-19 em Maricá já alcançou 133.253 pessoas acima de 12 anos, que já completaram a vacinação com as duas doses ou a dose única, o que representa 93,8% da população. Mais de 80 mil pessoas já receberam o reforço, 62% dos adultos. Com relação à população infantil, da faixa etária, de 5 a 11 anos, mais de 12 mil já estão vacinados com ao menos uma dose, 80% do público alvo.
A Secretaria Municipal de Saúde adota estratégias para ampliar a vacinação desde o início da campanha, como a repescagem permanente, busca ativa nas consultas médicas e em visitas domiciliares; por contato telefônico; por meio da Unidade Móvel de Saúde, que percorreu locais de grande circulação de pessoas pela cidade, como a Praça Orlando de Barros, no Centro, e em Itaipuaçu. Além disso, divulga constantemente a vacinação em seus canais oficiais de comunicação.
O município de Macaé também teve alta de 16% comprando maio com abril: 55 casos em maio e 9 em abril. Ao todo, 6.243 este ano. Segundo a Prefeitura, há três pacientes internados no setor de enfermaria do Hospital Público Municipal (HPM) com diagnóstico positivo para a Covid-19. A cidade contabiliza 823 mortes desde o início da pandemia.
Quanto aos dados de imunização, a Secretaria de Saúde disse que estão vacinadas 204.083 pessoas com a 1ª dose; 188.088 com 2ª dose e dose única; 94.849 com dose de reforço. O município mantém a campanha municipal de vacinação contra a Covid-19 de segunda a sexta-feira (dias úteis) nos 36 polos de atendimento espalhados pela cidade.
Diferente das duas cidades, Búzios teve queda de positivados neste mês de maio registrou 52 casos confirmados contra 1.007 em abril. Nos últimos cinco meses foram 2.022 casos. Não há pacientes internados pela Covid-19 e 37 pessoas estão em isolamento domiciliar. O município contabiliza 77 óbitos e vacinou 34.660 pessoas entre crianças e adultos.
De acordo com a secretaria de Saúde de Búzios a cidade mantém a tenda de triagem para síndromes gripais ao lado do Hospital Municipal Rodolpho Perissé, e segue vacinando a população, com uma cobertura de 124% pessoas vacinadas com a primeira dose, 97,23% com a segunda dose, 41% com a terceira dose, e já está realizando a vacinação da quarta dose em idosos.