Por volta de 00h40, policiais da Operação Lei Seca que realizavam uma blitz na Rua Pompeu Loureiro, em Copacabana, foram avisados via rádio da vinda de um veiculo, um Honda HRV branco, em atitude suspeita. Depois de avistado foi dada ordem para que o carro parasse e entrasse na baia de abordagem. Após quase bater em um táxi e sem ter como fugir, o motorista encostou.
Após revista pessoal nos cinco ocupantes, foi realizada uma revista no veiculo onde foi encontrado, logo abaixo do banco do carona, um revólver calibre 38 com seis munições não deflagradas, quatro celulares, uma quantia em dinheiro, além de objetos e documentos pessoais. Cabe destacar, que o carro possuía incongruências entre numerações da Placa e do Chassi. Foi constando na base de dados que se tratava de um veículo roubado na área da 35ª DP (Campo Grande).
Os agentes solicitaram apoio ao 19º BPM para que auxiliassem na condução dos suspeitos para a delegacia. Foram encaminhados à unidade Alexandre de melo Garcia, 41 anos, que possuía um mandado de prisão pendente por roubo, Denílson da Conceição Formoso, 31 anos, Carlos da Conceição Garcia Pena, 25 anos, que responde a um inquérito policial, Kaio Vinicius Moreira Macedo, 25 anos, que estava em liberdade desde fevereiro de 2016, e Wallace Souza dos Santos, 27 anos, em liberdade desde março de 2013.
Os presos afirmaram serem moradores do Complexo do São Carlos e há forte suspeita de terem participado de um confronto, durante a noite de sábado (21/4), entre criminosos das comunidades Chapéu Mangueira e Babilônia, no Leme. Os indivíduos, assim como os materiais apreendidos, foram conduzidos para a 14ª DP (Leblon), onde foram autuados em flagrante por porte ilegal de armas e receptação, cabendo ainda novas diligências, pois os celulares que ficaram confiscados continham fotos e vídeos dos presos portando armamento de grosso calibre, bem como na pratica de ilícitos. O veículo ficou também ficou apreendido.
Na madrugada de sábado (21/4), na Estrada do Rio Grande, na descida da Transolímpica, em Jacarepaguá, agentes da Operação prenderam Anderson Marcelino L. Gonçalves. Ele foi abordado e relutou em para o veículo. Ao realizarem uma busca nos ocupantes encontraram um revólver calibre 38 com Anderson. Os ocupantes informaram que faziam parte de uma milícia da região. Eles foram conduzidos à 32ª DP (Taquara) e Anderson foi autuado por porte ilegal de arma de fogo.