Pular para o conteúdo
Search

Lei obriga construtoras do ‘Minha Casa, Minha Vida’ a indenizar moradores em caso de falhas

Nesta terça-feira (3) foi sancionada pelo governador Luiz Fernando Pezão e publicada no Diário Oficial a lei que obriga as empreiteiras a indenizar moradores em caso de erro. As empresas responsáveis pela incorporação e pela construção das moradias do “Minha casa, minha vida”, do Programa de Arrendamento Residencial (PAR) e dos demais programas de moradia popular no Estado do Rio.

Apesar de as empresas serem responsabilizadas pelos problemas estruturais dos empreendimentos, a lei não exclui a responsabilidade da Caixa Econômica Federal, que também é parte legitima para responder com as construtoras e as incorporadoras, já que é o agente financeiro a garantir a execução das obras e os financiamentos para os compradores.

Ainda segundo a lei sancionada, a indenização deve ser correspondente ao valor venal dos imóveis existentes no bairro onde fica o condomínio. Se for preciso transferir os moradores para outros locais, enquanto os reparos são feitos em suas casas, as empresas deverão pagar os aluguéis (de acordo com o valor médio praticado na região das moradias a serem ocupadas temporariamente).

Se descumprirem a legislação, as companhias ficarão impedidas de participar de licitações públicas, direta ou indiretamente. Se for comprovado o dano, responderão cível e criminalmente.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.