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Lei dos bugres divide Câmara e testa limites do Executivo em Búzios

Projeto que amplia número de permissões de buggy-turismo é aprovado por voto de minerva; texto agora depende de sanção ou veto do prefeito Alexandre Martins
Vereador Dida Gabarito, autor do projeto que amplia o número de permissões de buggy-turismo em  Búzios, defende a medida como reparo a uma “injustiça social” com 13 trabalhadores excluídos do cadastro
Vereador Dida Gabarito, autor do projeto que amplia o número de permissões de buggy-turismo em Búzios, defende a medida como reparo a uma “injustiça social” com 13 trabalhadores excluídos do cadastro

A Câmara Municipal de Búzios aprovou, nesta quinta-feira (16), sob forte divisão interna, a ampliação do número de permissões para o serviço de buggy-turismo na cidade. A medida, proposta pelo vereador Dida Gabarito, eleva de 80 para 93 o total de veículos autorizados a operar. O desempate veio do voto de minerva do presidente da Casa, Victor Santos, que justificou sua decisão pelo “caráter social” da proposta.

O texto aprovado altera o artigo 6º da Lei 1.953/2024, fixando o limite em um veículo para cada 450 habitantes. Segundo a justificativa, a mudança busca adequar a norma à “realidade turística e populacional” de Búzios, ampliando a oferta do serviço e reduzindo o impacto econômico sobre famílias que dependem da atividade.

A aprovação, porém, expôs uma nova fratura na Câmara. A Comissão de Constituição e Redação considerou o projeto inconstitucional, sustentando que a prerrogativa para alterar o número de permissões é exclusiva do Executivo. O relator, vereador Aurélio Buarque, emitiu parecer contrário, acompanhado por Felipe Lopes, Rafael Braga e Uriel da Saúde.

Mesmo com o alerta jurídico, o projeto foi levado ao plenário. Votaram a favor os vereadores Dida Gabarito, Tony Russo, Josué e Anderson Chaves — este último argumentando que “há espaço para todos trabalharem”. A aprovação, por voto de desempate, manteve viva uma disputa que mistura legalidade, pressão social e cálculo político.

Dida, autor do projeto, defende a constitucionalidade da medida e diz que a proposta “corrige uma injustiça” com 13 trabalhadores que ficaram fora do cadastro atual após o processo seletivo que limitou a frota a 80 veículos. “São famílias que já estavam na ativa e ficaram meses sem trabalhar. Essa lei devolve dignidade a eles”, afirmou.

Para ele a decisão dos vereadores contrários é um instrumento político, “optaram por não se indispor com o grupo de 80 pessoas já englobados”.

Agora, o prefeito Alexandre Martins terá de decidir se sanciona ou veta a lei — um gesto que pode definir o tom da relação entre governo e Legislativo.

Fontes ouvidas pela Prensa afirmam que um grupo de bugreiros se reuniu com o prefeito logo após a votação, em busca de apoio à sanção. O encontro, segundo relatos, teria sido “cordial” e o prefeito mantendo o tom conciliador, mas sem sinalização clara sobre o desfecho.

Enquanto isso, o debate sobre os limites da atividade e o papel do poder público na regulação do turismo volta a movimentar o cenário político de Búzios — uma cidade onde, entre o barulho dos motores e o das sessões legislativas, o futuro do turismo sobre rodas também segue em disputa.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

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