Menu

Cidades

Lei de Licenciamento Simplificado é sancionada em Macaé

Lei reduzirá o tempo para regularização de obras para no máximo 45 dias. Foto Divulgação
Lei reduzirá o tempo para regularização de obras para no máximo 45 dias. Foto Divulgação

Medida vai acelerar os processos de emissão de Alvará de Construção e atrair mais investimentos para o município

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, sancionou a Lei de Licenciamento Simplificado. A medida vai acelerar os processos de emissão de Alvará de Construção e atrairá mais investimentos para Macaé. A elaboração de e execução de normas gerais de projetos de arquitetura de edificações fica a cargo da da Secretaria Municipal Adjunta de Obras.

A Lei Complementar (LC) nº 299/2021, elaborada integralmente por servidores da própria secretaria, foi aprovada pela Câmara Municipal do Legislativo, sancionada no dia 26, e publicada dia 27 no Diário Oficial do Município, edição 351, versão online, no portal da prefeitura: www.macae.rj.gov.br.

A regulamentação muda o paradigma do Licenciamento Urbanístico do município, alinhando as normas vigentes da Lei de Liberdade Econômica nº 13.874/2019. A LC 299 é considerada um grande avanço para o município de Macaé e reduzirá o tempo para regularização de obras para no máximo 45 dias. Atualmente, há processos que podem levar até quatro anos em tramitação.

Essa redução da burocracia e a celeridade do processo serão feitas com responsabilidades entre o município e ato autodeclaratório dos autores do projeto e os proprietários. Eles deverão cumprir, no prazo, as legislações urbanísticas e normas técnicas vigentes nas esferas municipal, estadual e federal, por declaração, responsabilizando-se nas esferas administrativa, civil e penal pela veracidade das informações.

O decreto regulatório deve ser publicado em até 60 dias após a publicação da lei e trará os pré-requisitos das construções residenciais, comerciais e industriais que poderão aderir ao novo modelo.

A nova modalidade de aprovação simplificada será facultativa, devendo o requerente e os profissionais fazerem a escolha mediante requerimento escrito. A equipe técnica já trabalha para o próximo passo que será a implementação do Licenciamento Simplificado Eletrônico com todo trâmite remoto para o licenciamento.

A lei foi executada integralmente pelos servidores da própria secretaria: o coordenador de Urbanismo, Jader Gomes, e a assessora Andréia Farias; os arquitetos Riverton Neves Tavares e Lucas Linhares; o coordenador da Fiscalização, Bruno Brandão, e os fiscais Rômulo Duque e Maurício Costa. Como agentes públicos que sempre executaram as normas estabelecidas, eles resolveram pôr em prática o conhecimento e a experiência para elaborar a lei municipal. Antes, a equipe fez visita técnica à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e adaptou a legislação à realidade do município de Macaé.

“A orientação do prefeito é que o município ofereça condições atrativas para abertura de novos negócios. Esta lei é importante para o desenvolvimento econômico e o crescimento de Macaé e o seu valor maior está no fato de ter sido proposta e elaborada por nossos servidores, da Secretaria de Obras. São eles que vivenciam todos os atendimentos e trâmites administrativos junto aos cidadãos na hora de construir e no trabalho de fiscalização”, destacou o secretário de Obras, Felipe Bastos.

A LC 299 não se refere ao projeto de parcelamento do solo. A Secretaria de Obras está vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Angela na Babel – A Coluna da Angela Barroso na Prensa #17

Prefeitura de Rio das Ostras e Sebrae promovem oficina gratuita de Marketing Digital

TV Maricá entra no ar nesta sexta-feira (10)

Alan Câmara assume Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios