Pular para o conteúdo
Search

Legislativo de Búzios e Cabo Frio insistem em proibir Uber

 

 

 

imaginem-um-mundo
Por enquanto, serviço continua funcionando normalmente

Com pouco menos de um mês, que a opção de transporte Uber chegou na Região dos Lagos, a polêmica já é grande. O legislativo de Búzios e de Cabo Frio estão insistindo em proibir o transporte alternativo, enquanto para os usuários o serviço é uma ótima alternativa.

 

Em Cabo Frio, já na primeira semana de atuação da nova gestão legislativa, o vereador Vanderlei Bento apresentou um projeto de lei para proibir a circulação do Uber na cidade. O projeto foi encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e só depois seguirá para a votação na Câmara. Mas só de entrar no assunto, o vereador já foi criticado intensamente por muitas pessoas, que são contra tal medida e veem a atitude como uma “tirania da canetada para agradar os taxistas”.

 

Já em Búzios, o antigo mandato da Câmara de Vereadores aprovou, em regime de urgência, um projeto de lei de autoria do ex-vereador Lorran da Silveira, proibindo o serviço de transporte Uber na cidade. O projeto de lei nº126 /2016, do vereador Lorram Silveira, proíbe o uso de carros particulares para o transporte remunerado de pessoas no município, estando ou não cadastrados em aplicativos ou sites. O texto diz que os serviços de transporte de passageiros serão mantidos apenas por veículos legalizados pelo município, cuja atividade privativa é restrita ao taxista, e o descumprimento da Lei implicará ao infrator a aplicação das penalidades pertinentes à infração de transporte irregular de passageiros.

 

Porém, o projeto ainda não foi sancionado pelo Executivo, tão pouco a empresa foi notificada de tal proibição e por isso, o serviço continua sendo oferecido normalmente para a sorte dos usuários

 

De um lado, taxistas são contra o serviço e acabam apoiando a ação arbitraria do legislativo, alegando, entre outros a concorrência desleal e sua ilegalidade; do outro lado, usuários veem no serviço uma nova opção de transporte e renda, às vezes com rodada mais econômica ou serviço mais personalizado.

 

A empresa Uber afirma que opera amparado pela Política Nacional de Mobilidade Urbana, que descreve duas modalidades de transporte privado: o individual, que somente o táxi pode fazer, e o privado, que não tem regulamentação específica. Em nota, a empresa informou que “Por diversas vezes os tribunais brasileiros afastaram as tentativas de proibição da Uber, confirmando a legalidade das atividades da empresa e dos motoristas parceiros, e garantindo o direito de escolha da população”.

https://prensadebabel.com.br/index.php/2016/12/23/vereador-lorram-quer-proibir-urber-em-buzios/

https://prensadebabel.com.br/index.php/2016/12/15/uber-chega-buzios-e-regiao-dos-lagos-nesta-sexta-feira/

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.