Búzios perdeu uma figura importante de sua história política nesta quinta-feira (4) com o falecimento de Antônio Carlos Cunha, conhecido como Toninho Branco, aos 73 anos. Com uma trajetória diversificada e um compromisso com o serviço público, Branco foi prefeito de Búzios entre os anos de 2005 e 2008, deixando uma marca significativa no município.
Nascido em Búzios, a vida de Toninho foi uma jornada que passou de pescador a líder político. Inicialmente, atuou como vereador em Cabo Frio antes de assumir a prefeitura buziana. Durante sua gestão, Toninho Branco foi responsável por obras marcantes, como a implementação do Bosque de Geribá e a Via Azul.
O atual prefeito de Búzios, Alexandre Martins, expressou seu pesar e reconhecimento pela história de Toninho Branco.
“Um dos quatro prefeitos que a cidade já teve. Lamento a perda dele ainda novo, aos 73 anos. Deixando a gente, fica o carinho. Vamos decretar três dias de luto e fazer as homenagens merecidas que ele realmente merece”, disse o prefeito.
Além disso, Toninho Branco foi lembrado por sua generosidade e sorriso cativante. Luiz Romano Lorenzi, secretário de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios, ressaltou a oportunidade proporcionada por Toninho Branco na carreira.
“Uma grande perda para Búzios, um pescador, um Caiçara e que foi prefeito da linda Armação dos Búzios, ele era esse fenômeno! Um coração lindo, um sorriso cativante, conhecia seu povo pelo nome. Fui convidado por ele para ser Secretário de Cultura, após algumas reformas administrativas fiquei como Secretário de Cultura, Turismo, Esporte. Sou eternamente grato pela oportunidade que este Caiçara buziano me concedeu! Minha luta Cultural foi potencializada quando Toninho Branco cria a Secretaria de Cultura e me convida para ocupar a pasta. Gratidão querido Toninho! Que o Anjos te recebam na Jerusalém”, contou.
A relações públicas de Búzios e ex-fotógrafa de Toninho, Sylvana Graça, lamentou a perda do amigo e destacou a relevância dele junto à populaçao
“Com imensa tristeza que recebi a notícia do falecimento do Toninho Branco. Prefeito do povo, popular. Nosso Nego para os íntimos. Trabalhar para ele era sempre divertido, nenhum dia era igual em seu gabinete, era sempre uma surpresa, mas sempre com o sorrisão estampado no rosto, um ser humano sempre disposto a ajudar. Búzios perde um grande homem, e o céu ganha uma estrela. Obrigada por tanto”
O ex-prefeito enfrentava há alguns anos o mal de Alzheimer e estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal Dr. Rodolpho Perissé (HMRP) devido a complicações de pneumonia e infecção urinária.
O velório de Toninho Branco será realizado às 13h na Igreja Metodista Wesleyana, Avenida Geribá 205, e o sepultamento será às 17h no Cemitério de Sant’Anna, Praia dos Ossos, Búzios.