Onze dias de competição. 1.078 quilômetros de percurso e 27 mil metros de ascensão. Vinte competidores que vão superar seus limites para cruzar três estados brasileiros, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, pedalando por regiões inóspitas, atravessando rios, riachos e córregos, todos os tipos de estradas, trilhas abertas e fechadas, com altíssimo grau de dificuldade em todo o seu trajeto. A largada de A Grande Volta – O Maior Desafio de Mountain Bike do Mundo vai acontecer no dia 18 de julho, às 8:30 horas, na Orla Bardot, em Búzios. Além de batedores da Polícia Militar e Guarda Municipal, os ciclistas serão acompanhados pelos representantes de Associações de Ciclistas Pedala Búzios e Cabo Frio. Esta competição superou os recordes em quilometragem de países como a Mongólia, na Ásia Ocidental, com uns mil quilômetros, e África do Sul, entre os aceanos Atlântico e Índico, com 800 KM.
De acordo com o bikers Marcus Cezar, organizador do evento, o destino turístico de Búzios, tem tudo a ver com a competição, realizada aqui pela terceira vez consecutiva. A Grande Volta é seguramente um dos mais fascinantes percursos do Mountain Bike do mundo, a todo o momento passando por onde a história do Brasil aconteceu e com um alto grau de dificuldade. Essa competição tem o patrocínio da Associação Búzios Convention & Visitors Bureau, e apoio da Prefeitura de Búzios e Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares.
A competição está dividida em três trechos: 1 – Búzios ( RJ )/Juiz de Fota ( MG); 2 – Juiz de Fora/Rio Preto (MG ); e 3 – Rio Preto. O trecho mais longo acontece logo após a largada, de Búzios a Lumiar, com 135 quilômetros de pedalada, seguido, no quarto dia, sábado, dia 22, de Mar de Espanha a Juiz de Fora:
O trajeto do maior desafio de mountain bike do mundo pode ser vista como fluxo sanguinio de um biker, onde Ibitipoca é o coração que recebe os bons fluídos vindos de Búzios e o impulsiona para Paraty – comentou o organizador Marcus Cesar.
O presidente da Associação Comercial & Empresarial de Búzios, como também do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares ( SindSol ), empresário Thomas Weber destacou a importância de incentivar e estimular a pratica dessa modalidade esportiva na cidade, realizando competições como a Grande Volta:
“Também é GRANDE a nossa satisfação em apoiar integralmente este evento pela terceira vez em nossa cidade. Desejamos a todos os competidores uma ótima prova estaremos sempre à disposição para contribuir neste Maior Desafio de Mountain Bike do Planeta”, destacou Weber.
Por Gustavo Medeiros