Search

Lançamento do livro “Aspino e o boi” destaca resistência quilombola em Cabo Frio

Escritora Gessiane Nazario apresenta obra na Feira Quilombola do Horto Municipal no dia 8 de fevereiro
A narrativa acompanha Aspino, um lavrador quilombola cuja vida pacífica é ameaçada por um fazendeiro que tenta expropriar as terras quilombolas e usa um boi para intimidar a comunidade / Divulgação
A narrativa acompanha Aspino, um lavrador quilombola cuja vida pacífica é ameaçada por um fazendeiro que tenta expropriar as terras quilombolas e usa um boi para intimidar a comunidade / Divulgação

A escritora, pesquisadora e professora Gessiane Nazario lançará seu novo livro “Aspino e o boi”, publicado pela Sophia Editora, no dia 8 de fevereiro, durante a Feira Quilombola do Horto Municipal de Cabo Frio. O evento, que reúne produtores agroecológicos, artesanatos e gastronomia afrobrasileira e caiçara, acontece na Av. Henrique Terra, s/n – Portinho, a partir das 9h.

A autora compartilhará sua trajetória de escrita e pesquisa sobre a memória quilombola, enquanto a editora Sophia terá uma mesa com exposição e venda de obras voltadas à história da Região dos Lagos.

História e ancestralidade em “Aspino e o boi”

A narrativa acompanha Aspino, um lavrador quilombola cuja vida pacífica é ameaçada por um fazendeiro que tenta expropriar as terras quilombolas e usa um boi para intimidar a comunidade. A obra aborda temas como resistência quilombola, expropriação de terras e ancestralidade, trazendo reflexões essenciais sobre a luta histórica dos descendentes de escravizados.

O livro é inspirado na história real da família de Gessiane, cuja tataravó, Madalena, foi trazida de Angola para o Brasil em um navio negreiro. “Ao transformar essas histórias em livro, quero oferecer ao público infantojuvenil uma reflexão sobre identidade, territorialidade e resistência“, destaca a autora.

As ilustrações de Letícia Figueiredo complementam a narrativa, tornando a leitura acessível e envolvente para o público jovem.

O papel da literatura na preservação da memória quilombola

Este é o segundo livro de Gessiane Nazario, que já lançou “Revolta do Cachimbo – a luta pela terra no Quilombo da Caveira”, resultado de sua tese de doutorado. Em sua obra, a autora reafirma a importância da literatura infantil como ferramenta para a valorização da história quilombola, defendendo um “aquilombamento da literatura” para que professores possam explorar o tema nas escolas.

A escritora também destaca a necessidade de revisitar a história de Armação dos Búzios, que, segundo ela, tem sua narrativa oficial atrelada à turistificação da cidade, silenciando as trajetórias de luta das comunidades quilombolas.

Sobre a autora

Gessiane Nazario é quilombola da Rasa, em Armação dos Búzios (RJ). Doutora em Educação pela UFRJ, é também pesquisadora-colaboradora da Harvard University e co-fundadora do Coletivo de Educação da CONAQ (Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas). Professora na rede municipal de Búzios, atua na valorização da cultura quilombola e na defesa dos direitos territoriais das comunidades tradicionais.

Serviço

📅 Lançamento do livro “Aspino e o boi”
📍 Feira Quilombola do Horto Municipal de Cabo Frio – Av. Henrique Terra, s/n – Portinho
🕘 8 de fevereiro, a partir das 9h
📖 Adquira o livro: Sophia Editora

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Polícia Militar prende foragido da Justiça em Búzios

Guarda Municipal de Maricá prende homem por violência doméstica em Cordeirinho

Rio de Janeiro fecha 2024 com recorde de 1,5 milhão de turistas internacionais

União de Maricá faz ensaio técnico na Sapucaí no domingo (9)

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!