O ex-reitor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Ricardo Lodi, vai lançar oficialmente a pré-candidatura a deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT) nesta segunda-feira (20), às 18h, no Clube Monte Sinai, na Tijuca. O evento contará a presença do aspirante ao senado o presidente da Assembleia Legislativa do Rio, deputado André Ceciliano, do pré-candidato ao governo Marcelo Freixo (PSB), além de lideranças da região, entre elas o secretário adjunto de Ciência e Tecnologia de Cabo Frio, Rafael Peçanha. Na ocasião será apresentado um manifesto pela educação, defendendo a autonomia universitária e a criação de um plano nacional de permanência estudantil.
“Estarei presente no lançamento da pré-candidatura a deputado federal do meu amigo Ricardo Lodi. E não só isso, momento também em que será lançado um manifesto a favor da educação e contra todos os desmontes e desmanches que tem acontecido no processo educativo da educação pública do Brasil como um todo. Eu sou professor há mais de uma década, concursado e tenho vivido toda minha carreira e trajetória pautada na educação. Quando fui vereador em Cabo Frio, foi defendendo a educação, e hoje, como secretário adjunto de Ciência e Tecnologia no município de Cabo Frio, eu defendo a educação e me sinto muito à vontade de participar de um momento em que nós estaremos com o companheiro de partido e de quem representa algo maior”, destacou Rafael.
O secretário também elogiou o pré-candidato. “Ricardo já mostrou que tem competência técnica, que tem sensibilidade com as pessoas que mais precisam, principalmente quando pensou em estender essa ideia da revolução (se referindo a expansão da Uerj) para vários cantos do estado”, finalizou.
Ricardo Lodi deixou a reitoria da Uerj no dia 30 de março deste ano.