Pular para o conteúdo
Search

Lagoa de Geribá e UBS: o X, Y e Z do Problema

por Alberto Bloch

Levei diversos amigos que tem casa em Búzios há mais de 20 anos para conhecer a Lagoa de  Geribá, e eles ficaram impressionados com o tamanho dela (à direita na foto abaixo) e com o fato de que nunca tinham visto essa lagoa apesar de circularem sempre por ali, da Praia de Geribá à
peixaria de Manguinhos, ou ao Porto da Barra.

Esse é o X do problema, porque uma lagoa que não participa da paisagem da cidade e não se torna uma área de lazer corre o risco de ser poluída, aterrada, e até desaparecer. A ideia de construir uma Unidade de Saúde na Praça do Farol, situada nas margens da lagoa, poderá ser a pá de cal que vai acabar com a visibilidade pública dessa lagoa. Quando a paisagem natural não é valorizada pelo poder público ela acaba sendo desconsiderada até pelos moradores que dão as costas para ela.

Temos hoje duas lagoas que fazem parte da paisagem buziana, a dos Ossos e a da Usina,  contribuindo pra tornar esses lugares mais especiais. A lagoa de Geribá é muito maior do que essas, e a realização do projeto do Parque Lagoa de Geribá com ciclovia e caminho para pedestres de 2,0 Km de extensão e integrando Manguinhos e Geribá irá valorizar não só a vida
dos moradores como também a atividade turística nesses bairros.

É claro que é complicado reconhecer a falta de planejamento e mudar o lugar já escolhido para a obra, mas o que tem que ser considerado pelos que desenvolveram o projeto é que vai custar muito mais caro para a cidade e seus moradores dar prosseguimento à implantação da Unidade
de Saúde na Praça do Farol que é a entrada principal do Parque Lagoa de Geribá. Podemos mudar a construção da UBS para outro lugar, mas não podemos mudar a lagoa de lugar.
Então, esse é o Y do problema: Com o isolamento das diferentes secretarias que deveriam participar do planejamento da cidade cada uma enfoca apenas a sua especialidade e os gestores perdem a visão da cidade como um todo. Daí, quando decidiram sobre a localização da Unidade de Saúde desrespeitaram a Lei Orgânica Municipal que impede a construção
em praças, e ignoraram o imenso valor urbanístico desse ambiente natural que tem um papel fundamental para a biodiversidade e para a oferta de áreas públicas de lazer, atividades esportivas, recreacionais e educacionais.

E agora chegamos ao Z do problema: A forma de gestão que prevalece nas cidades brasileiras quando são tomadas decisões de planejamento e de investimentos públicos. Nesse caso da construção da Unidade de Saúde na beira da lagoa, os vereadores que querem prosseguir com esse gravíssimo erro de planejamento estão dispostos a modificar a Lei Orgânica Municipal, se utilizando de argumentos que não fazem sentido.

Para convencer alguns moradores locais disseram que as pessoas “endinheiradas” que moram perto da lagoa não querem a UBS no bairro porque elas não precisam se utilizar dos serviços públicos de saúde e que elas não se importam com as pessoas com menos recursos. A verdade é que esse conflito não existiu: a maioria absoluta dos que se manifestaram na audiência pública foram favoráveis à construção da UBS no bairro, mas em outra localização que não impedisse a realização do Parque Lagoa de Geribá, que irá valorizar a vida e a saúde de todos moradores do bairro, de todas as faixas de renda.

O objetivo desse artigo é chamar a atenção dos leitores desse jornal sobre a importância da participação da sociedade no processo de decisões sobre os investimentos a serem realizados nos espaços de uso público em Búzios, pensando sempre em uma evolução sustentável para todos os que nasceram ou escolheram morar aqui

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.