Pesca profissional, amadora e lazer está proibida até 31 de outubro
A Lagoa de Araruama entrou no período de defeso no domingo (1). A proibição é para qualquer modalidade de pesca: profissional, amadora e lazer e se estende até o dia 31 de outubro. O objetivo é contribuir com a manutenção do ecossistema da lagoa. Uma cerimônia marcou a abertura com participação de autoridades dos municípios, que margeiam a maior laguna hipersalina do mundo, e representantes do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ).
Também estiveram presentes no encontro representantes do grupamento ambientais, da Unidade de Policiamento Ambiental (UPAM), representantes da colônia de pescadores, secretarias de Meio Ambiente de Iguaba, São Pedro, Arraial do Cabo e o Comitê da Bacia Hidrográfica da Lagoa de Araruama e Saquarema e dos Rios São João e Una.
A fiscalização fica por conta da UPAm, que pertence a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, com apoio dos agentes ambientais das cinco cidades, Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande.
Durante o tempo em que os pescadores ficam sem trabalhar recebem o Seguro Defeso, pago pelo INSS durante os três meses, no valor de um salário mínimo por mês.
Segundo a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro, a pesca neste período está proibida, por causa do tempo de reprodução das espécies. Quem for flagrado pescando durante o defeso terá o material apreendido e ainda poderá responder por crime ambiental.
O Defeso da Lagoa de Araruama segue os moldes da Instrução Normativa Interministerial MPA/MMA nº 02, de 13 de março de 2013.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.