Lagoa de Araruama atrai praticantes de esportes de aventura

Local é considerado uma das melhores raias do Brasil para estes tipos de esportes

PROLAGOS 300_250_pix

Quem costuma admirar as águas calmas e cristalinas da Lagoa de Araruama não imagina que o local é uma das melhores raias para a prática de esportes do Brasil. Com 220 km², cortando os municípios de Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo e Cabo Frio, a maior laguna hipersalina em estado permanente do mundo, atrai praticantes de diversas modalidades esportivas.

A triatleta Monike Azevedo treina e oferece aulas de triatlo para crianças e jovens em Iguaba Grande. Ela explica que a laguna proporciona trechos de fácil acesso, localização privilegiada, com águas tranquilas e seguras para os banhistas.

Imagem: Prolagos | Divulgação

“A lagoa corta toda a cidade e fica bem pertinho de casa. Pra mim que faço natação, quando vamos vai respirar é como se estivéssemos nadando em uma piscina. Mas essas águas não atraem só praticantes de nado, elas são propícias também para stand up paddle, kitesurf, canoa havaiana. O esporte na lagoa é sinal de vida, a lagoa está viva” – fala a triatleta.

Em Arraial do Cabo, o Cassinho possui uma escolinha de kitesurf. Ele afirma que a pouca ondulação e a ausência de barreiras na água, tornam o local especial para quem deseja iniciar no esporte.

“A laguna é bem extensa, tem águas rasas, transparentes e quentes. Quando o aluno chega, não vê muitos obstáculos e se sente mais seguro para o aprendizado. Aqui é espetacular” – diz o instrutor Cassinho da Silva.

Imagem: Prolagos | Divulgação

A recuperação da Lagoa de Araruama tem contado com a contribuição do trabalho da Prolagos, uma empresa da Aegea Saneamento. Ao longo de 23 anos de atuação, já foram investidos mais de R$1,4 bilhão em saneamento, representando mais que o dobro de investimentos realizados por habitantes, do que a média nacional, segundo o Instituto Trata Brasil.

Após a chegada da concessionária, o tratamento do esgoto passou de 0% para 80% nas cidades de Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Armação dos Búzios. A operadora responsável pelo saneamento básico, vem ampliando a implantação de cinturões no entorno da lagoa, para interceptar o esgoto e evitar que ele chegue in natura ao ecossistema.

PRENSA 970X250 GOOGLE CONTEMPLADO INTERTEXTO BARRA
Comentários