Pular para o conteúdo
Search

Lagoa de Araruama atrai praticantes de esportes de aventura

Lagoa de Araruama atrai praticantes de esportes de aventura. Imagem: Prolagos | Divulgação

Local é considerado uma das melhores raias do Brasil para estes tipos de esportes

Quem costuma admirar as águas calmas e cristalinas da Lagoa de Araruama não imagina que o local é uma das melhores raias para a prática de esportes do Brasil. Com 220 km², cortando os municípios de Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo e Cabo Frio, a maior laguna hipersalina em estado permanente do mundo, atrai praticantes de diversas modalidades esportivas.

A triatleta Monike Azevedo treina e oferece aulas de triatlo para crianças e jovens em Iguaba Grande. Ela explica que a laguna proporciona trechos de fácil acesso, localização privilegiada, com águas tranquilas e seguras para os banhistas.

Imagem: Prolagos | Divulgação

“A lagoa corta toda a cidade e fica bem pertinho de casa. Pra mim que faço natação, quando vamos vai respirar é como se estivéssemos nadando em uma piscina. Mas essas águas não atraem só praticantes de nado, elas são propícias também para stand up paddle, kitesurf, canoa havaiana. O esporte na lagoa é sinal de vida, a lagoa está viva” – fala a triatleta.

Em Arraial do Cabo, o Cassinho possui uma escolinha de kitesurf. Ele afirma que a pouca ondulação e a ausência de barreiras na água, tornam o local especial para quem deseja iniciar no esporte.

“A laguna é bem extensa, tem águas rasas, transparentes e quentes. Quando o aluno chega, não vê muitos obstáculos e se sente mais seguro para o aprendizado. Aqui é espetacular” – diz o instrutor Cassinho da Silva.

Imagem: Prolagos | Divulgação

A recuperação da Lagoa de Araruama tem contado com a contribuição do trabalho da Prolagos, uma empresa da Aegea Saneamento. Ao longo de 23 anos de atuação, já foram investidos mais de R$1,4 bilhão em saneamento, representando mais que o dobro de investimentos realizados por habitantes, do que a média nacional, segundo o Instituto Trata Brasil.

Após a chegada da concessionária, o tratamento do esgoto passou de 0% para 80% nas cidades de Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Armação dos Búzios. A operadora responsável pelo saneamento básico, vem ampliando a implantação de cinturões no entorno da lagoa, para interceptar o esgoto e evitar que ele chegue in natura ao ecossistema.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.