Município informou que a imunização será escalonada
Cerca de 22 mulheres lactantes e um doula de Armação dos Búzios se uniram e conseguiram que vacina contra a Covid-19 seja aplicada em todas as mulheres que fazem parte deste grupo no município. Mas segundo a Prefeitura, esse procedimento vai acontecer de forma escalonada de acordo com a chegada das doses. Nesta semana, podem ser imunizadas mamães que amamentam crianças de até 24 meses.
Até semana passada, a Secretaria de Saúde estava aplicando vacina em lactantes de até 12 meses o que gerou muita indignação nas mães, já que é aconselhável que a amamentação seja até os 2 anos de idade e, também, porque outros municípios estavam aplicando a vacina dentro desse período de amamentação.
Foi nesse momento que elas se juntaram e, inconformadas com essa restrição, as mamães lactantes criaram o “Movimento Mães na Luta” para lutarem pela abrangência de calendário de imunização para que todas as mulheres que amamentam sejam vacinadas. Juntas elaboraram uma carta que foi enviada à Secretaria de Saúde de Búzios, ao Conselho de Saúde, ao Conselho Tutelar e ao vereador Raphael Braga, na sexta-feira, (25) como um pedido de socorro.
A carta de nove páginas apresenta alguns motivos pelos quais a imunização é necessária. A primeira é o número de mortes de bebê no Brasil e no mundo; a contaminação transmitida pelas mães ou seus principais cuidadores; e o medo de quem vai cuidar dos bebês, se alguma delas precisar ser internada. O documento aponta ainda o benefício que capacidade dos anticorpos transferidos pelo leite materno tem de neutralizar o vírus, e explica ainda que vacinar lactantes é uma forma de proteger os bebês que não podem usar máscara, pelo risco de sufocamento.
“Ressaltamos aqui a importância de se vacinar TODAS as lactantes, independentemente da idade da criança amamentada. Entendemos também que dentro do grupo de lactantes poderão ser definidos critérios de preferência, para que o grupo de mães e crianças mais vulnerabilizado possa vir a ser atendido prioritariamente”, diz um trecho da carta.
Após a entrega da carta e as manifestações nas redes sociais, a Prefeitura divulgou um novo calendário com a possibilidade das mamães de até 24 meses se vacinarem esta sexta-feira. Segundo o governo municipal, o período de amamentação irá aumentando de forma gradual à medida que forem chegando vacinas no município.
Os locais e horários de vacinação podem ser conferidos aqui.