Pular para o conteúdo
Search

Lactantes de Búzios se unem e conseguem que vacina contra a Covid-19 seja aplicada em todas as mulheres deste grupo

Vacinação para lactantes foi escalonada. Foto: Reprodução/Ministério da Saúde

Município informou que a imunização será escalonada

Cerca de 22 mulheres lactantes e um doula de Armação dos Búzios se uniram e conseguiram que vacina contra a Covid-19 seja aplicada em todas as mulheres que fazem parte deste grupo no município. Mas segundo a Prefeitura, esse procedimento vai acontecer de forma escalonada de acordo com a chegada das doses. Nesta semana, podem ser imunizadas mamães que amamentam crianças de até 24 meses.

Até semana passada, a Secretaria de Saúde estava aplicando vacina em lactantes de até 12 meses o que gerou muita indignação nas mães, já que é aconselhável que a amamentação seja até os 2 anos de idade e, também, porque outros municípios estavam aplicando a vacina dentro desse período de amamentação.

Foi nesse momento que elas se juntaram e, inconformadas com essa restrição, as mamães lactantes criaram o “Movimento Mães na Luta” para lutarem pela abrangência de calendário de imunização para que todas as mulheres que amamentam sejam vacinadas. Juntas elaboraram uma carta que foi enviada à Secretaria de Saúde de Búzios, ao Conselho de Saúde, ao Conselho Tutelar e ao vereador Raphael Braga, na sexta-feira, (25) como um pedido de socorro.

A carta de nove páginas apresenta alguns motivos pelos quais a imunização é necessária. A primeira é o número de mortes de bebê no Brasil e no mundo; a contaminação transmitida pelas mães ou seus principais cuidadores; e o medo de quem vai cuidar dos bebês, se alguma delas precisar ser internada. O documento aponta ainda o benefício que capacidade dos anticorpos transferidos pelo leite materno tem de neutralizar o vírus, e explica ainda que vacinar lactantes é uma forma de proteger os bebês que não podem usar máscara, pelo risco de sufocamento.

“Ressaltamos aqui a importância de se vacinar TODAS as lactantes, independentemente da idade da criança amamentada. Entendemos também que dentro do grupo de lactantes poderão ser definidos critérios de preferência, para que o grupo de mães e crianças mais vulnerabilizado possa vir a ser atendido prioritariamente”, diz um trecho da carta.

Após a entrega da carta e as manifestações nas redes sociais, a Prefeitura divulgou um novo calendário com a possibilidade das mamães de até 24 meses se vacinarem esta sexta-feira. Segundo o governo municipal, o período de amamentação irá aumentando de forma gradual à medida que forem chegando vacinas no município.

Os locais e horários de vacinação podem ser conferidos aqui.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.